Giro Luvas
Loc moral
Patente
Ótica santa luzia
Gráfica
Ramses
RR 2023 02
Sicoob
RR MÍDIA 3
Quality
Forte vidros
Pontual
Loc moral 3
Ótima
Chama!!!
Rodas
Optima seguros
Breno
Europa

Portugal inicia segunda fase de reaberturas e libera funcionamento de museus e escolas

Medida deve colocar cerca de meio milhão de alunos nas ruas novamente

05/04/2021 11h36
Por:

Por Itasat

Portugal iniciou, nesta segunda-feira (5), uma nova etapa do desconfinamento por conta da pandemia de covid-19 e autorizou a reabertura de escolas do ensino médio, museus, e as chamadas "esplanadas" de café - áreas externas para consumo de bebidas e alimentos.

Essa é a segunda fase de alívio das medidas mais restritivas e deve colocar cerca de meio milhão de alunos nas ruas novamente. Além disso, há uma flexibilização dos encontros sociais: poderão se reunir nas esplanadas grupos de até quatro pessoas.

Os estabelecimentos que podem reabrir, no entanto, são os que têm áreas externas de atendimento - desde que não sejam essenciais -, mas os governos locais têm autonomia para as determinações.

Os serviços de entrega e retirada continuam permitidos em todos os segmentos.

Já as universidades e cursos superiores em geral e os eventos culturais - como as salas de concertos - devem reabrir no fim de abril se os dados se mantiverem em queda. As escolas primárias haviam reaberto no dia 15 de março.

Porém, há ainda diversas restrições nas fronteiras terrestres e aéreas até o dia 15 de abril para viajantes e turistas sem motivo comprovado. Além disso, para todos os setores não essenciais, continua obrigatória a manutenção do trabalho remoto.

Após passar de maneira mais tranquila que os vizinhos europeus a primeira fase da pandemia de coronavírus Sars-CoV-2, Portugal viu uma forte segunda onda de contágios e mortes. Por isso, o governo decretou um rígido lockdown já no início de 2021.

Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, o país contabiliza 823.335 casos confirmados da doença e 16.879 mortes. Já o portal Our World In Data informa que foram aplicadas quase 1,7 milhão de doses de vacinas anti-Covid.