RR MÍDIA 3
Coperlidere
Definição dos rivais

Galo conhecerá adversários na fase de grupos da Libertadores em sorteio nesta sexta

No pote 2, Atlético pode ter pela frente os tradicionais River Plate ou Boca Juniors logo de cara

09/04/2021 08h45
Por:

Por Itasat

De volta à disputa da Copa Libertadores, após ficar fora no ano passado, o Atlético conhecerá nesta sexta-feira quais serão os três adversários na fase de grupos da competição. O sorteio que definirá os times que o Galo enfrentará será realizado a partir das 13h (horário de Brasília), na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), no Paraguai.

As equipes estão divididas em quatro potes, com oito clubes cada, classificadas de acordo com a posição no ranking atualizado da Conmebol. Os times do pote 1 são os mais bem ranqueados e, por isso, serão os cabeças de chave. São eles: Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Nacional-URU, Flamengo, Cerro Porteño-PAR, Olimpia-PAR e São Paulo.

O Atlético está no pote 2 ao lado de Defensa Y Justicia-ARG (atual campeão da Copa Sul-Americana), Internacional, Independiente Santa Fe-COL, Racing, Liga de Quito-EQU, Universidad Católica-CHI e Barcelona-EQU.

Desta forma, o Galo terá pela frente ao menos uma equipe tradicional no cenário sul-americano que integra o pote 1: Boca Juniors, River Plate, Nacional-URU, Cerro Porteño-PAR ou Olimpia-PAR. Caso seja o Olimpia, os times irão reeditar na fase de grupos deste ano a final de 2013, vencida pelo Atlético.

Como o regulamento impede que equipes do mesmo país se enfrentem na fase de grupos – a não ser que venham das fases preliminares – o Atlético não estará na mesma chave de Palmeiras, Flamengo ou São Paulo.

Dos 32 clubes que disputarão a fase de grupos da Libertadores, quatro equipes ainda estão indefinidas e sairão dos duelos da terceira fase do torneio que terminará na próxima semana. No sorteio desta sexta-feira, esses times ficarão no pote 4 e serão representados pelas siglas G1 (Libertad-PAR ou Nacional de Medellín-COL), G2 (Independiente del Valle-EQU ou Grêmio), G3 (Bolívar-BOL ou Junior Barranquilla-COL) e G4 (San Lorenzo-ARG ou Santos).

Com Santos e Grêmio disputando a terceira fase – Peixe venceu o San Lorenzo por 3 a 1, na Argentina, e tem a vaga encaminhada, enquanto o Tricolor Gaúcho ainda vai jogar a primeira partida contra o Del Valle nesta sexta-feira –, o Atlético poderá ter a companhia de um dos dois brasileiros em seu grupo. 

A fase de grupos da Libertadores começará na semana do dia 21 de abril e se estenderá até a semana do dia 26 de maio.