Por Itasat
Foi dramático, mas o América se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil. O Coelho vencia o Ferroviário-CE, no Independência, até os 49 minutos do segundo tempo, quando sofreu o gol de empate por 1 a 1, o que levou decisão da vaga para os pênaltis. Nas cobranças de tiro livre, brilhou a estrela do goleiro Matheus Cavichioli, que havia falhado no gol de empate dos cearenses, mas defendeu duas penalidades e a equipe alviverde ganhou por 3 a 2.
Mas as cobranças de pênaltis no Horto tiveram um erro da arbitragem. Na primeira penalidade cobrada pelo Ferroviário, a bola bateu no travessão, ultrapassou a linha e voltou para fora do gol. Mas o árbitro auxiliar que fica ao lado do gol para verificar justamente essa possibilidade não viu que a bola entrou e entendeu que o pênalti foi perdido pela equipe cearense.
Depois, o América ainda desperdiçou duas cobranças. Mas o Ferroviário também perdeu outros dois e o Coelho venceu por 3 a 2.
Além da classificação, o América faturou R$ 1,7 milhão, premiação dada pela CBF pela vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
O jogo
Felipe Azevedo abriu o placar para o América aos 17 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta de Bruno Nazário para a área, o atacante subiu entre os marcadores e desviou de cabeça no cantinho.
Antes de balançar as redes, o Coelho quase marcou logo no primeiro minuto de jogo, quando Rodolfo recebeu cruzamento livre na área, mas cabeceou para fora. O camisa 9 teve outra chance no fim da etapa inicial, após corta-luz de Felipe Azevedo, mas chutou por cima do gol.
No entanto, o América voltou para o segundo tempo relaxado e deixou o Ferroviário crescer. A pressão do time cearense aumentou ao longo da etapa final, lutou mais e mandou bola na trave.
O castigo para o Coelho veio nos acréscimos. Aos 49, após troca de passes, a bola chegou perto da pequena área até o atacante Augusto que bateu cruzado e Matheus Cavichioli caiu estranho e a bola passou entre as pernas do goleiro americano.
Próximo adversário do Coelho na 3ª fase
Agora, o América aguarda o adversário na terceira fase, que contará com os times da Copa Libertadores (Atlético, Internacional, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Santos), além de Chapecoense (campeã da Série B), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Brasiliense (campeão da Copa Verde) e Athletico-PR (9º colocado no Brasileirão).
Os 32 clubes da terceira fase (os 20 classificados da segunda fase mais os 12 que vão estrear no torneio) serão divididos em dois blocos de acordo com a posição no ranking da CBF. Será feito um sorteio, ainda sem data confirmada, para definir os confrontos.
A partir da terceira fase, os duelos serão disputados em jogos de ida e volta. As partidas estão pré-agendadas para as semanas dos dias 2 (ida) e 9 de junho (volta).
América 1 (3) x (2) 1 Ferroviário-CE
América: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Eduardo Bauermann, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo, Alê (Sabino), Juninho (Flávio) e Bruno Nazário (Carlos Alberto); Felipe Azevedo (Gustavo) e Rodolfo (Ribamar). Técnico: Lisca
Ferroviário-CE: Jonathan; Polegar (Roni), Vitão, Richardson e Emerson (Madson); Wesley Dias (Tibiri), Diego Viana e Reinaldo; Berguinho (Mauri), Wendson (Augusto) e Adilson Bahia. Técnico: Francisco Diá
Motivo: jogo único – segunda fase da Copa do Brasil
Data: 14 de abril de 2021, quarta-feira, às 19h
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Felipe Azevedo (17’/1º), Augusto (49’/2º)
Cartão Amarelo: Roni (Ferroviário-CE)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) / Daniel Luís Marques (SP)