RR MÍDIA 3
Coperlidere
Impasse

Prefeitos do interior se reúnem em BH para cobrar do governo de Minas repasses atrasados da saúde

Eles irão se reunir com o presidente da ALMG, com Kalil e com secretários do estado

16/04/2021 09h33
Por:

Por Itasat

Prefeitos de cidades com mais de 100 mil habitantes cobram do governo de Minas Gerais repasse de recursos obrigatórios para a área da saúde tendo em vista as dificuldades com os gastos envolvendo a pandemia de coronavírus. 

Cerca de 20 prefeitos virão a Belo Horizonte nesta sexta-feira cobrar do governo do estado os repasses em atraso. O objetivo era se reunir com o governador Romeu Zema (Novo), mas ele tem agenda no Norte do estado. Com isso, a comitiva tem encontros com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Agostinho Patrus, com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e com secretários do governo estadual. 

Um dos líderes do movimento, Daniel Sucupira (PT), prefeito de Teófilo Otoni, diz que o dinheiro é importante para que as cidades-polo possam ajudar toda a região em que está inserida, principalmente na pandemia.

“É importante lembrar que a situação do covid-19 nos nossos municípios não é boa. No momento nós temos várias cidades de Minas Gerais que não têm mais sedativos ou não têm mais insumos hospitalares para intubação de paciente. Em um momento difícil como esse, se nós temos o estado com dinheiro em caixa, esse dinheiro tem que pagar dívida do estado com os municípios com relação à saúde.”

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde reconhece o baixo estoque de medicamentos para pacientes em leitos de CTI. Ainda de acordo com a nota, o governo tem buscado solucionar este problema.