Gráfica
Chama!!!
RR 2023 02
RR MÍDIA 3
Breno
Ótima
Quality
Pontual
Rodas
Loc moral
Patente
Loc moral 3
Forte vidros
Ramses
Optima seguros
Sicoob
Ótica santa luzia
Giro Luvas
Fique atento!

Campanha de vacinação contra a febre aftosa em Minas começa neste sábado

Expectativa é que sejam imunizados cerca de 23 milhões de animais em todo o estado

30/04/2021 10h35
Por:

Por Itasat

Começa neste sábado (1º) a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas. Devem ser imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades. A expectativa é que sejam imunizados cerca de 23 milhões de animais em todo o estado. A campanha vai até 31 de maio. 

Devido à pandemia da covid-19, o produtor pode comprovar a vacinação dos animais usando o formato eletrônico de declaração que estará disponível no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA): http://www.ima.mg.gov.br/ ou pelo Portal de Serviços do Produtor. Outra opção é enviar a declaração para o e-mail da unidade do IMA responsável pela jurisdição do município (confira aqui no link: http://ima.mg.gov.br/atendimento/nossas-unidades).

Nos municípios em que as unidades estiverem abertas, classificadas como Onda Verde do plano Minas Consciente, as declarações poderão ser realizadas de forma presencial. O prazo para comprovar a vacinação termina no dia 10 de junho. 

O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de R$ 98,60 por cabeça. A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer poderá receber multa de R$ 19,70 por cabeça.

Mesmo na pandemia, a primeira etapa da campanha, realizada em maio do ano passado, alcançou 97% de cobertura vacinal em Minas. Mais de 350 mil produtores rurais imunizaram cerca de 23 milhões de animais.

Febre aftosa

A febre aftosa é causada por um vírus altamente contagioso. A doença é transmitida pela saliva, aftas, leite, sêmen, urina e fezes dos animais doentes, e também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados. Uma vez doente, o animal pode apresentar febre, aftas na boca, lesões nas tetas e entre as unhas.

Se forem verificados animais com estes sintomas, o produtor rural deve comunicar ao IMA pelo e-mail [email protected]. Outra alternativa é registrar o caso no Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet), uma plataforma digital que integra os órgãos de defesa agropecuária do Brasil para notificações de doenças que acometem animais de produção no campo.