Por Itasat
De olho no compromisso contra o Cerro Porteño-PAR, pela terceira rodada da fase de grupos Copa Libertadores, na próxima terça-feira (4), no Mineirão, o Atlético entra em campo neste sábado, às 16h30, para começar a decidir as semifinais do Campeonato Mineiro contra o Tombense, que será o mandante no Independência. Atual campeão, o Galo tenta chegar à final do Estadual pela 15ª vez consecutiva.
Vale lembrar que, a partir de agora, haverá o uso do árbitro de vídeo (VAR) no Campeonato Mineiro. De acordo com o regulamento, a tecnologia é utilizada apenas nos jogos das semifinais e na final.
Com apenas uma derrota na competição, justamente para o Atlético na segunda rodada, o Tombense se classificou na quarta posição e terá que reverter a vantagem do Galo. O time alvinegro terminou a fase de classificação na liderança e joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para ir à decisão. O confronto de volta, que terá o mando da equipe da capital, está marcado para o sábado que vem, também às 16h30, no Mineirão.
Tombense
A equipe de Tombos foi obrigada a mudar o treinador para as semifinais, já que Bruno Pivetti aceitou uma proposta do CSA e deixou o clube. Assim, a diretoria teve que agir rápido e contratou Rafael Guanaes, que fará a estreia à beira do gramado neste sábado diante do Atlético.
Guanaes já tem problemas para escalar a equipe logo em sua primeira partida. O técnico não poderá contar com o lateral-esquerdo João Paulo e o atacante Daniel Amorim, ambos com covid-19, além de Everton e Rodrigo Carioca, suspensos. No entanto, o comandante terá o retorno do atacante Keké, artilheiro do Campeonato Mineiro com seis gols, que cumpriu suspensão automática no último jogo.
Atlético
Pensando no duelo de terça-feira contra o Cerro Porteño pela Libertadores, o técnico Cuca pode poupar alguns titulares. O lateral-esquerdo Guilherme Arana, o zagueiro Igor Rabello e o meia Nacho Fernández são alguns dos jogadores que devem ser preservados.
Dodô, Réver e Nathan, este último suspenso na Libertadores por ter sido expulso contra o América de Cali, devem entrar nas vagas.
Na lateral-direita, Guga tem chance de volta no lugar de Mariano, que atuou nas duas últimas partidas como titular.
Sem Zaracho, que sofreu uma entorse no tornozelo direito, e com a possibilidade de preservar Tchê Tchê, Cuca deve colocar no meio-campo o equatoriano Alan Franco para jogar ao lado de Allan.
No ataque, Savarino e Keno podem ser mantidos. A dúvida é quanto ao centroavante: Hulk começará jogando na função, após ser o destaque na vitória sobre o América de Cali no meio da semana, ou Cuca entra com Sasha? Há ainda a chance de Vargas ser mantido.
Tombense x Atlético
Tombense: Felipe Garcia; David, Arthur, Matheus Lopes e Manoel; Rodrigo, Paulinho Dias e Jhemerson; Keké, Caíque e Rubens. Técnico: Rafael Guanaes
Atlético: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Dodô; Allan, Alan Franco e Nathan; Savarino, Keno e Hulk (Sasha ou Vargas). Técnico: Cuca
Motivo: 1º jogo das semifinais do Campeonato Mineiro
Data: 1º de maio de 2021, sábado, às 16h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo / Fernanda Nandrea Gomes Antunes
VAR: Igor Júnio Benevenuto