Por Itasat
Segundo maior vencedor do Campeonato Mineiro, com 38 títulos, o Cruzeiro está fora da final do Estadual de 2021. Neste domingo (9), voltou a perder para o América e viu o Coelho fazer 5 a 2 no somatório das duas partidas da semifinal.
Não disputar decisões do Mineiro tem sido recorrente para a Raposa. Das últimas dez finais, o Cruzeiro disputou apenas a metade.
O principal algoz é o América, que, além deste ano, tirou a Raposa da final em outras duas edições (2012 e 2016), ambas na semifinal. Em 2015, o Cruzeiro também caiu na semifinal, mas para outro rival: o Atlético. Em 2020, a Raposa sequer se classificou às semifinais.
Quando chegou à final, no entanto, o Cruzeiro tem placar ligeiramente favorável no recorte dos últimos 10 anos. Foi campeão em 2014, 2018 e 2019 e vice em 2013 e 2017 — ambas as finais contra o Atlético.
O Cruzeiro terá tempo de descanso até o fim do mês, quando estreia pela Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Confiança. A competição nacional é o principal objetivo da Raposa, que busca retornar à divisão de elite do futebol nacional. No início de junho também terá importante desafio pela Copa do Brasil, contra o Joazeirense.