Por Itasat
O Cruzeiro se reapresenta na manhã desta quarta-feira na Toca da Raposa II para iniciar o período de pouco mais de duas semanas de preparação visando à estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Confiança, em Aracaju, no fim deste mês. Durante os trabalhos nos próximos dias, o técnico Felipe Conceição terá tempo para corrigir os erros da equipe, que foi eliminada nas semifinais do Campeonato Mineiro para o América.
Entre as coisas a serem corrigidas no Cruzeiro para a disputa da Segunda Divisão está a pontaria do time, que marcou apenas 16 gols nos 15 jogos nesta temporada, média levemente superior a um por partida.
Na Série B do ano passado, o Cruzeiro marcou 39 gols nas 38 rodadas (média de 1,02 por partida, bem próxima à obtida pela equipe celeste nos 15 jogos desta temporada). Desta forma, mesmo sendo a terceira melhor defesa da competição, a Raposa teve o oitavo pior ataque e fracassou no objetivo do clube que era voltar à Primeira Divisão neste ano.
Conceição concorda que o time precisa “acertar o pé” durante as partidas, mas ressaltou que os jogadores já estão fazendo a parte mais difícil, que é construir as oportunidades para marcar os gols.
“Acho que sim (dá para fazer mais gols). A gente vem trabalhando forte, vem criando as oportunidades, o que é mais difícil. Construir tantas chances contra o América, que é uma equipe coesa, demonstra que a gente está com uma boa força ofensiva”, disse o treinador após a derrota por 3 a 1 para o Coelho, no último domingo (9), no Independência, que eliminou a Raposa nas semifinais do Estadual.
Como havia perdido o primeiro jogo por 2 a 1, de virada, no Mineirão, e não tinha a vantagem do empate no placar agregado, o Cruzeiro precisava vencer o América por dois gols de diferença para se classificar.
Mas marcar duas vezes na mesma partida tem sido um fato raro na Raposa nesta temporada. Dos 15 jogos, em apenas três o time celeste fez dois ou mais gols: URT (2 a 0), Coimbra (2 a 0) e Patrocinense (4 a 0), todos na primeira fase do Mineiro.
Nem mesmo nas duas primeiras fases da Copa do Brasil, em que os adversários são considerados mais fracos, o Cruzeiro conseguiu marcar mais do que um gol: empatou por 1 a 1 com o São Raimundo-RR e venceu o América-RN por 1 a 0.