Por Itasat
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) se posicionou nesta terça-feira sobre a possibilidade de o Mineirão receber 400 torcedores – todos imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19 – no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro entre Atlético e América, no próximo sábado (22). Em nota, o órgão informou que “ainda não há previsão para o retorno do público aos estádios, devido à necessidade de obediência aos protocolos sanitários”.
O pedido para a presença de 400 torcedores no Mineirão no próximo sábado, sendo 200 atleticanos e 200 americanos, partiu do deputado estadual Alencar da Silveira Júnior, que também é presidente do América. Nessa segunda-feira (17), o parlamentar informou que já havia conversado com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus, para enviar a proposta à comissão de saúde.
"Conversei com o presidente da Assembleia. Nós estamos oficializando [a proposta] à comissão de saúde, solicitando ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, solicitando ao governador [de Minas Gerais] Romeu Zema e ao presidente da Federação Mineira de Futebol [Adriano Aro], que já viu com bons olhos [a proposição]", detalhou.
Mas, com a nota, a SES-MG rechaça qualquer possibilidade de volta do público aos estádios em Minas.
Confira a nota completa divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde:
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que, de acordo com as definições do Plano Minas Consciente, e também conforme reuniões realizadas com a Federação Mineira de Futebol (FMF), ainda não há previsão para o retorno do público aos estádios, devido à necessidade de obediência aos protocolos sanitários. A SES-MG reforça que segue acompanhando diariamente os dados epidemiológicos e assistenciais relacionados à covid-19 em Minas, para as tomadas de decisão de forma segura para a população.