Por Itasat
O Atlético terá quatro representantes no banco dos réus no julgamento virtual do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) na próxima terça-feira (25), a partir das 19h. O presidente Sérgio Coelho, o diretor de futebol Rodrigo Caetano, o auxiliar técnico Éder Aleixo e o volante Allan serão julgados por incidentes ocorridos no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro contra o América, no último domingo, no Independência.
Expulso por segurar o atacante Ademir, impedindo que o jogador do América ficasse cara a cara com o goleiro Everson, o volante Allan foi denunciado no artigo 250 (impedir uma oportunidade clara de gol). A pena de uma a três partidas de suspensão. O jogador já cumprirá a automática neste sábado e está fora do duelo que definirá o título.
Já Sérgio Coelho, Rodrigo Caetano e Éder Aleixo serão julgados pelas reclamações contra o árbitro Wanderson Alves de Souza após o fim da partida. Os três entraram no gramado para questionar a decisão do juiz, que terminou o jogo segundos antes de findar o tempo de acréscimo determinado por ele mesmo quando o time alvinegro tinha uma falta lateral para cobrar perto da área do América.
O árbitro Wanderson Alves de Souza relatou na súmula da partida xingamentos e críticas da diretoria e membros da comissão técnica do Atlético após o término do duelo. Segundo relatou o árbitro na súmula, Éder Aleixo teria dito: “Você está de sacanagem acabar o jogo assim. Você é horrível. Veio para avacalhar com a gente.” Caetano também invadiu o gramado e, conforme o juiz, teria dito: “Vocês nunca mais apitam jogo do Atlético”.
Éder Aleixo será julgado em três artigos: 243-F (ofender alguém em sua honra), com pena de suspensão de uma a seis partidas, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil; o 258 (desrespeitar a equipe de arbitragem), que pode dar gancho de um seis jogos; e o 258-B (invadir o local da arbitragem), com pena de uma a três partidas de suspensão.
Wanderson de Souza também relatou falas do presidente Sérgio Coelho. “Você está feliz? Deve estar com a camisa do América por baixo. Você nunca mais apita jogo do Atlético. Tinha que dar mais 1 minuto. Olha a sacanagem que você fez hoje.” Ainda segundo o juiz, Coelho teria continuado a manifestar o descontentamento no caminho para o vestiário.
"O vestiário de vocês é do lado de lá. Pode trocar de roupa, tirar a camisa do América que está por baixo”, teria dito o presidente alvinegro.
Sérgio Coelho e Rodrigo Caetano foram incursos nos artigos 258 (desrespeitar a equipe de arbitragem), com pena que varia de 15 a 180 dias suspensão, e no 258-B (invadir o local da arbitragem), que também prevê 15 a 180 dias de gancho.
Caso alguém seja punido, seja dirigente, auxiliar técnico ou jogador, a pena será cumprida na edição do Campeonato Mineiro de 2022.