Por Itasat
A Santa Casa de Belo Horizonte, que já é referência na capital e em Minas no tratamento de câncer, inaugura nesta sexta-feira o Instituto de Oncologia que vai aprimorar o atendimento. A inauguração será às 10h e será transmitida pelo canal do Youtube do hospital.
A unidade vai possibilitar que a instituição triplique a capacidade de atendimento a pacientes com câncer. O novo espaço possui 37 consultórios e 88 pontos para tratamento de quimioterapia. Em 2020 foram mais de 63 mil atendimentos entre a primeira consulta, sessões de quimioterapia, radioterapia, procedimentos e retornos para controle.
De acordo com o diretor de assistência à saúde da Santa Casa de Belo Horizonte, doutor Guilherme Gonçalves Riccio, o atendimento do novo instituto será mais integral.
“Nós vamos cuidar também das necessidades [dos pacientes] sobre o aspecto social. Outro objetivo do Instituto de Oncologia é padronizar sobre estritos protocolos de atendimento de atenção ao paciente as propostas de tratamento, propiciar uma discussão multidisciplinar desse tratamento para que ao fim de um período possamos identificar onde podemos melhorar e onde eventualmente estejamos errando.”
Riccio explica que a Santa Casa já é hospital de multiespecialidades e por isso o instituto irá oferecer tratamento a praticamente todos os tipos de câncer. “A ampliação que se propõe está associada exclusivamente a aquisição de novos equipamentos, temos agora um segundo acelerador linear de partículas que vai certamente aumentar em muito a nossa capacidade de radioterapia, adquirimos recentemente uma ressonância magnética de última geração, um novo tomógrafo está vindo, a Santa Casa é hospital que vem se modernizando com objetivos de se manter como um grande hospital da sociedade Belo horizonte e uma grande referência de Minas Gerais.”
O atendimento no instituto é regulado e acontece através de encaminhamento médico.