Por Itasat
Em carta assinada pelos respectivos presidentes, América, Atlético, Cruzeiro e Federação Mineira de Futebol (FMF) manifestaram apoio ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, que, eleito para o quadriênio 2019-2023, vive momento turbulento na casa após desgaste com uma funcionária ligada a Marco Polo Del Nero, ex-presidente da entidade.
"Caboclo vem implementando uma série de ações que elevaram a gestão, a transparência e a eficácia administrativa da entidade. Estabeleceu governança profissional", disseram os clubes e a entidade responsável pelo futebol mineiro. Eles elencam o que consideram feitos do presidente da CBF.
"Tem estabelecido o chamado "fair play" financeiro no futebol com objetivo de coibir práticas inadequadas de um passado recente; implantou processos licitatórios nas compras; investiu no desenvolvimento do futebol; ampliou a base do futebol feminino e elevou, de seis, para 21 o número de campeonatos promovidos pela entidade".
O comunicado também relembra o período anterior à presidência, quando Caboclo atuou como CEO da CBF, de 2017 a 2019. "Trata-se de uma mudança completa na cultura e no jeito de se fazer e pensar o futebol. Não podemos permitir que críticas sem provas e sustentadas por áudios cuja veracidade não se comprova maculem o trabalho de profissionalização que tanto se buscou no futebol brasileiro", completa a nota.