RR 2023 02
Forte vidros
Quality
Optima seguros
RR MÍDIA 3
Loc moral 3
Breno
Patente
Sicoob
Loc moral
Ótima
Rodas
Chama!!!
Ramses
Pontual
Giro Luvas
Ótica santa luzia
Gráfica
'Quem fez fui eu'

Bolsonaro admite que TCU não fez relatório sobre supernotificação da covid-19: 'Quem fez fui eu'

Presidente contradisse o que havia falado ontem a apoiadores em Brasília

08/06/2021 10h36
Por:

Por Itasat

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudou nesta terça-feira (8), a versão sobre a alegação feita por ele, ontem (7), de que o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou documento que contestava o número de óbitos por covid-19 no Brasil em 2020. 

À apoiadores na porta do Palácio da Alvorada, Bolsonaro admitiu que foi ele próprio quem fez o relatório que apontaria que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil em 2020 foram por outras causas que não o vírus.

"Tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados levava em contas alguns critérios. O mais importante era a incidência de covid-19. O próprio TCU dizia que a lei complementar poderia incentivar a prática não desejável da supernotificação de covid-19 para aquele estado ter mais recursos. A tabela quem fez fui eu. Não foi o TCU", alegou. 

TCU desmente 

Na manhã desta segunda-feira, Bolsonaro disse: “Não é meu. É do tal do TCU, questionando o número de óbitos no ano passado por covid. E ali, o relatório final, não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, disse Bolsonaro.

Horas depois, TCU se posicionou. Em nota, o tribunal ressaltou que não há informações de que o número de pessoas mortas no país seja menor que o divulgado pelo Ministério da Saúde em relação à covid-19.

"O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que 'em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid', conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje", escreveu o órgão.