Por Itasat
O retorno das aulas presenciais previsto para a próxima segunda-feira (21), está suspenso na macrorregião de saúde do Triângulo Norte, em Minas. A decisão é resultado do regresso da região para a chamada Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, plano do Governo de Minas para o enfrentamento a covid-19.
Por outro lado, a macrorregião Sudeste apresentou melhora nos índices que acompanham a evolução da doença e poderá se juntar ao Vale do Aço na Onda Amarela. Com a atualização, apenas escolas que oferecem anos iniciais localizadas nessas regiões e que seguem as decisões do Comitê Estadual de Enfrentamento a covid-19 poderão manter o retorno das atividades.
Conforme já foi informado, as atividades escolares podem ser retomadas apenas em municípios que estiverem nas Ondas Verde e Amarela do Programa Minas Consciente e onde a prefeitura não apresentar restrições.
Segundo o Estado, a cada 14 dias serão avaliadas as condições de cada localidade e os indicadores epidemiológicos para que seja programado um avanço nessa retomada. Após os anos iniciais, a previsão é que sejam retomados os retornos do terceiro ano do Ensino Médio e o nono ano do Ensino Fundamental.
Apesar das classificações do plano estadual, Uberlândia não integra o Programa Minas Consciente. Por tanto, a cidade tem um plano próprio e essa decisão do Estado não afeta as ações já traçadas pelo município. As aulas na cidade que foram retomadas na última segunda-feira devem seguir até uma nova avaliação do comitê municipal.
Minas Gerais tem duas macrorregiões da saúde na Onda Amarela e 12 na Onda Vermelha.