Por Itasat
Em jogo bastante movimentado no Independência, o Atlético venceu o clássico mineiro contra o América por 1 a 0, na noite deste sábado, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois times criaram boas chances e o placar do estádio do Horto poderia ter mostrado mais gols.
O gol da vitória atleticana foi marcado por Dylan Borrero, aos 22 minutos do segundo tempo. O resultado teve a marca do técnico Cuca, que havia colocado o colombiano e o atacante Hulk quatro minutos antes. O camisa 7 iniciou a jogada, tocou para Savarino que cruzou para o meio-campista completar para as redes.
Com o resultado, o América perdeu a segunda consecutiva no Brasileirão e se manteve próximo à zona de rebaixamento, na 16ª posição, com nove pontos, a dois do Z4.
Já o Galo emendou a quarta vitória consecutiva e subiu para a terceira colocação, com 22 pontos, três atrás do líder Palmeiras, que também venceu na rodada.
O América só volta a campo na segunda-feira (19), às 20h, para enfrentar o Sport, no Independência, pela 12ª rodada do Brasileirão.
Já o Atlético foca a atenção nas oitavas de final Copa Libertadores. Na terça-feira (13), às 19h15, a equipe encara o Boca Juniors, na Bombonera, em Buenos Aires, pelo duelo de ida. Pelo Brasileirão, o Galo volta a jogar no sábado (17), às 19h, contra o Corinthians, na Neo Química Arena.
O jogo
De olho no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores contra o Boca Junios, na próxima terça-feira, em Buenos Aires, o Atlético poupou alguns titulares, como o lateral-direito Mariano, o volante Allan, com desgaste muscular, e o atacante Hulk.
Após ser goleado pelo Fortaleza na rodada passada, o América também mexeu no time e promoveu as entradas de jogadores da base, como o volante Zé Vitor e o atacante Carlos Alberto.
O América sofreu uma baixa logo nos primeiros minutos de jogo. Ao dar uma arrancada, Ribamar sentiu dor na coxa e caiu no gramado. O atacante não conseguiu voltar e precisou ser substituído por Rodolfo.
A equipe alviverde começou a partida com mais a posse de bola e dificultando a saída do Atlético. Após muita pressão, o Coelho chegou a balançar as redes aos 18 minutos com o atacante Carlos Alberto, mas o assistente flagrou posição de impedimento.
O Galo não conseguia sair de trás, e o time do técnico Vagner Mancini voltou a criar ótima chance. Após escanteio, Rodolfo cabeceou na segunda trave, a bola encobriu Everson e estava quase saindo. Carlos Alberto tentou de novo de cabeça, mas o goleiro atleticano pegou.
Aos poucos, o Atlético começou a aparecer no ataque. A primeira chegada foi aos 31 minutos em uma jogada de Zé Vitor, que tentou cortar passe e quase encobriu Matheus Cavichioli. O goleiro americano conseguiu voltar a tempo e espalmar para escanteio evitando um golaço contra.
Encontrando liberdade pelo lado esquerdo da defesa do Atlético, o Coelho respondeu com o lateral-direito Eduardo, que recebeu cruzamento na área e bateu no canto. Everson fez grande defesa.
Na melhor chance do jogo, o Atlético quase abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo. Sasha recebeu cruzamento rasteiro e, da marca do pênalti, bateu para o gol, mas Cavichioli salvou com a ponta do pé. No rebote, Junior Alonso acertou o travessão.
Alterações de Cuca dão certo e Galo marca gol da vitória
O início do segundo tempo também teve emoção e o América quase marcou. Carlos Alberto passou pelo jogador do Atlético, invadiu a área, driblou Everson e bateu para o gol, mas Igor Rabello tirou.
Aí entrou em ação o técnico Cuca, que fez duas alterações: Hulk e Dylan nos lugares de Igor Rabello e Hyoran.
Quatro minutos depois das substituições, o Galo abriu o placar. Hulk avançou pelo meio-campo, deu passe para Savarino, que correu pela direita e cruzou rasteiro para Dylan, que entrava no meio da área, só completar para as redes.
A partir do gol, o jogo ficou mais truncado e poucas chances claras surgiram dos dois lados. O América pressionou em busca do empate, mas não conseguiu ameaçar a meta alvinegra.
No último minuto, Cavichioli falhou e a bola sobrou para o jovem atacante do Galo, Felipe Felício, que mesmo sem goleiro ficou desequilibrado e chutou para fora.
América 0 x 1 Atlético
América: Matheus Cavichioli; Eduardo, Bauermann, Ricardo Silva e Alan Ruschel (João Paulo); Zé Vitor (Anderson), Juninho Valoura, Juninho; Bruno Nazário (Felipe Azevedo), Carlos Alberto e Ribamar (Rodolfo, Fabrício Daniel). Técnico: Vagner Mancini
Atlético: Everson; Guga, Nathan Silva, Igor Rabello (Hulk) e Junior Alonso; Jair, Tchê Tchê e Zaracho (Neto), Hyoran (Dylan), Savarino (Felipe Felício) e Sasha (Calebe). Técnico: Cuca
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 10 de julho de 2021, sábado, às 19h
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Gol: Dylan (22’/2º)
Cartão Amarelo: Bruno Nazário (América); Igor Rabello (Atlético)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)