Gráfica
Loc moral
Ramses
RR MÍDIA 3
Optima seguros
Breno
Quality
Forte vidros
Rodas
Pontual
Ótima
Giro Luvas
Sicoob
Loc moral 3
Chama!!!
Patente
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Gradual

Volta às aulas em Minas é marcada por greve, retorno parcial e baixa adesão dos alunos

Algumas regiões do Estado ainda não autorização a volta presencial dos estudantes

13/07/2021 09h00
Por:

Por Itasat

Apesar da greve sanitária dos professores, as aulas presenciais foram retomadas em parte das escolas estaduais. Em algumas regiões, houve baixa adesão, em outras, o ensino nas salas de aula ainda não foi autorizado. A reportagem da Itatiaia faz um giro pelo Estado para saber como está em situação em cada região de Minas.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte 121 escolas estaduais voltaram a funcionar nessa segunda-feira (12), para turmas presenciais entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental. De acordo com os números divulgados pela Secretaria de Estado da Educação, essas escolas reúnem 34 mil crianças e adolescentes, além de 1500 professores. Também segundo a secretaria, a retomada ao ensino presencial deste público está acontecendo em formato híbrido, ou seja, no esquema de revezamento semanal: em uma semana as aulas são presenciais e na outra o atendimento é remoto. 

Os protocolos em Belo Horizonte são os mesmos usados no resto do Estado: cada sala acomoda no máximo 8 alunos, o distanciamento entre as carteiras é de 2 metros, o intervalo assim como o lanche é feito dentro da sala, não pode haver empréstimo de materiais e o uso de máscaras é obrigatório durante todo o período de permanência na escola. 

Zona da Mata

As aulas presenciais nas escolas estaduais não foram retomadas em Juiz de Fora. A prefeitura ainda não autorizou a retomada dessas atividades na cidade sendo nas escolas públicas e privadas que seguem sem previsão de retorno. O Ministério Público expediu recomendação a prefeitura para que seja dada ampla e irrestrita divulgação as deliberações do comitê, além disso, antes da criação do comitê, o Ministério Público conseguiu na Justiça que a prefeitura definisse um cronograma de retorno

Norte de Minas

Dos 89 municípios da região 12 já voltaram com os anos iniciais da rede estadual de ensino e puderam receber presencialmente também estudantes do 9º ano ao 3º ano do ensino médio, totalizando 112 escolas, sendo 53 delas em Montes Claros, que nos primeiros dias têm apresentado baixa adesão ao ensino presencial. 

A rede pública municipal tem previsão de retornar a esta modalidade em 2 de agosto, enquanto isso segue no sistema remoto. A rede privada foi autorizado a retornar presencialmente na virada de abril para maio. 

Sul de Minas

Na Superintendência Regional de Ensino de Varginha, que abrange 28 municípios, 15 escolas já receberam os alunos nessa segunda-feira (12), em oito municípios. Ainda não são todas as escolas dos anos iniciais que estão autorizadas a voltar e os alunos estão sendo comunicadas à medida que os imóveis das escolas forem sendo liberados.