Por Ascom Prefeitura
De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, 13 de julho, Sete Lagoas soma 21.835 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de 45 casos: 16 mulheres e 29 homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 715 pessoas (12% a menos que na semana passada) e 5.369 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 43.457 desde o início da pandemia. Dois óbitos em decorrência de complicações da Covid entraram para os registros do município: ontem, uma mulher de 57 anos no Hospital Municipal, e hoje, um homem de 49 anos na Unimed. São ao todo 577 óbitos, 30 pacientes hospitalizados com resultado positivo, 204 pessoas em isolamento domiciliar e 21.024 curados.
Hospitalizados
Dos 64 internados hoje, 37 estão em UTI e 27 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 18 de Sete Lagoas e 19 de outras cidades da região, sendo seis de Papagaios, quatro de Paraopeba, dois de Pompéu, dois de Paineiras, e os demais de Cordisburgo, Maravilhas, Fortuna de Minas, Capim Branco e Curvelo. Entre os internados, 53 testaram positivo para Covid, seis tiveram resultado negativo e cinco aguardam resultados de exames. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 11 internações, sendo duas em UTI, uma delas em leito do SUS. No Hospital Municipal estão 36 internados, sendo 25 em UTI. No Hospital da Unimed são 15 pacientes internados, sendo dez em UTI. E na UPA hoje há apenas duas internações, ambas em leitos de enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, somadas as unidades do SUS e da rede suplementar, está hoje em 67,3%. Levando em conta somente leitos do SUS, esse índice está em 63,4%
Vacinação
Hoje a Prefeitura vacinou as pessoas a partir de 44 anos. E nesta quarta, dia 14, se vacinam as pessoas a partir de 43 anos no Colégio Regina Pacis, a pé; e em sistema drive-thru nos estacionamentos do Unifemm e da Faculdade Atenas, que fica na Av. Perimetral, ao lado da Bombril, de 09h às 16h. Na quinta-feira, 15, será a vez do público a partir de 42 anos, também de 09h às 16h, e nos mesmos locais. Os documentos necessários são identidade com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de endereço em nome da pessoa. Aqueles que não têm o comprovante devem solicitar junto ao ESF mais próximo de casa. Acamados ou com dificuldade de locomoção devem solicitar a vacinação em domicílio ligando para o seu posto de saúde de referência.
Já as pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca até o dia 28 de abril devem ficar atentas ao novo cronograma de vacinação da segunda dose. Quem se vacinou nos dias 14, 20, 23 e 28 de abril deve procurar uma das 19 salas de vacinação do município, respectivamente, nos dias 14, 20, 23 e 28 de julho, respeitando o prazo de 90 dias entre as doses. As salas de vacinação ficam nos Centros de Saúde Manoa, São João, Progresso, Orozimbo Macedo, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; nas UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale; e nos ESFs Catarina, CDI I, Itapoa 2, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro, Eldorado e Alvorada, de 09h às 16h. Os documentos necessários são comprovante de 1ª dose - Astrazeneca, cartão SUS ou CPF.
Aproveite e doe 1Kg de alimento não perecível ou ração animal na campanha Vacinação Solidária. Realização: Prefeitura de Sete Lagoas. Apoio: Sicoob Credisete e CDL Sete Lagoas. Até esta segunda-feira, 12 de julho, receberam a primeira dose da vacina 97.553 pessoas (40,3% da população). Já a segunda dose foi aplicada em 27.624 pessoas. A dose única foi aplicada em 1.392 pessoas. Ao todo, somando segunda dose e dose única, 12% da população está imunizada. Continue seguindo as recomendações de distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus