Por Itasat
O papa Francisco recebeu alta do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, nesta quarta-feira (14), após passar 10 dias internado por causa de uma cirurgia no intestino.
O líder da Igreja Católica deixou o hospital no banco do carona do veículo azul tradicionalmente usado por ele em seus deslocamentos pela capital italiana.
Antes de voltar ao Vaticano, o pontífice ainda fez uma parada para oração na Basílica de Santa Maria Maggiore, maior igreja mariana de Roma. Ao chegar à Casa Santa Marta, sua residência oficial, ele ainda cumprimentou policiais de sua escolta e soldados do Exército que faziam a segurança da região.
O papa havia sido internado no último dia 4 de julho para realizar uma cirurgia para corrigir uma estenose diverticular do cólon, estreitamento causado pelo surgimento de pequenas bolsas chamadas divertículos em parte do intestino grosso.
Esse problema é comum em idosos, e a operação foi marcada para julho porque este costuma ser o mês de "férias" dos pontífices, com menos compromissos oficiais e sem as audiências gerais das quartas-feiras.