Por Itasat
O retorno do futebol com público foi debatido em reunião entre a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nessa quinta-feira (15). No encontro, o governo apresentou um protocolo "genérico" para eventos com presença de grandes públicos. Caberá à entidade responsável pelo futebol no estado elaborar regras próprias para a volta dos torcedores às arquibancadas.
A nota técnica com os requisitos para eventos que reúnam grandes públicos foi apresentada pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes). Para eventos com público igual ou superior a 600 pessoas, além da aferição de temperatura, é obrigatório uma das seguintes opções:
- Apresentação do cartão de vacina que comprove imunização completa contra a covid-19 (ou seja, vacinados após 15 dias da segunda dose ou da dose única — caso da vacina da Janssen);
- Apresentação de teste RT-PCR negativo para covid-19;
- Apresentação de laudo médico comprovando infecção por covid-19 no período de no mínimo 15 dias e no máximo 90
Eventos de qualquer natureza devem obedecer ao regramento específico para cada onda do Minas Consciente. Conforme o governo de Minas, em cidades que estão nas ondas amarela e vermelha do programa só serão realizados eventos com público acima de 600 pessoas a partir da segunda quinzena do mês de agosto de 2021, "devido à necessidade de planejamento e preparação por parte dos organizadores e prefeituras para a realização de todos os tipos de eventos".