Por Itasat
O Atlético vai reencontrar o River Plate após quase 43 anos do último confronto oficial entre eles, ocorrido na Copa Libertadores de 1978. A equipe argentina eliminou o Argentinos Juniors nessa quarta-feira (21), ao vencer no estádio Diego Armando Maradona por 2 a 0 (3 a 1 no placar agregado) e será o adversário do Galo nas quartas de final do torneio internacional.
A equipe alvinegra chegou às quartas de final da Libertadores após eliminar nos pênaltis o Boca Juniors, arquirrival do River, em dois jogos com interferência do VAR, que anulou um gol da equipe xeneize na Bombonera e outro no Mineirão.
Contra o River, o Galo terá a vantagem novamente de decidir a vaga nas semifinais em casa por ter feito a melhor campanha na fase de grupos. As datas dos jogos ainda não estão definidas. A Conmebol reservou as semanas dos dias 11 e 18 de agosto para os confrontos das quartas de final da Libertadores.
Em toda a história, são apenas três jogos entre Atlético e River Plate, com uma vitória para cada lado, além de um empate.
Os dois primeiros jogos entre Galo e River foram disputados na fase de grupos da Libertadores de 1978. Na chave 1, que também contava com o Boca Juniors, o Atlético perdeu o primeiro duelo por 1 a 0, na Argentina. Mas a equipe alvinegra deu o troco no Mineirão e venceu pelo mesmo placar.
Contudo, Atlético e River foram eliminados e viram o Boca avançar para a final e ser campeão da Libertadores daquele ano batendo o Deportivo Cali-COL por 4 a 0 no placar agregado.
Sete anos depois, brasileiros e argentinos voltaram a se enfrentar em um amistoso disputado no Mineirão, em 1985. A partida terminou empatada por 1 a 1.
Reencontro de Nacho com o ex-clube
A partida marcará o reencontro do meia Nacho Fernández com o River, clube que defendia antes de chegar ao Atlético. O camisa 26 ficou cinco temporadas na equipe argentina e se tornou um dos ídolos da torcida.
Foi no River que Nacho conquistou todos os grandes títulos na carreira, como a Libertadores (2018), a Recopa Sul-Americana (2016 e 2019) e Copa Argentina (2019).