Por Itasat
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) liberou nesta terça-feira a volta do público aos estádios para os jogos de futebol com limitação de 30% da capacidade das arenas e com a presença apenas da torcida do time mandante.
Pessoas vacinadas contra a covid-19, com as duas doses (ou única, no caso da vacina Janssen), poderão ter acesso aos estádios, assim como as não vacinadas. Mas, para entrar no Mineirão e no Independência, todos os torcedores (vacinados ou não) terão que apresentar o ingresso (que será vendido apenas pela internet), além de mostrar o exame RT-PCR ou o teste rápido negativo feito num intervalo máximo de 72 horas.
Confira todas as regras para voltar a assistir a um jogo no Mineirão ou Independência:
- Torcedores vacinados com a segunda dose ou dose única, além dos não vacinados, são obrigados a apresentar o teste PCR ou o teste rápido negativo para entrar no estádio;
- Obrigatório o uso da máscara;
- Distanciamento entre os torcedores nos assentos;
- Não haverá limitação de idade dos torcedores nos estádios;
- Venda de ingressos será exclusiva pela internet;
- Nome e telefone de todos os compradores deverão ser fornecidos;
- Não haverá transporte público especial para os estádios;
- Não haverá venda de bebida alcoólica nos estádios;
- Todos os portões dos estádios devem ficar abertos;
- Camarotes deverão ficar fechados;
- É recomendado que grávidas não compareçam aos estádios.
Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não aprovou o retorno, América e Cruzeiro precisarão esperar a posição da entidade para ter torcedores nos jogos pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, respectivamente.
Assim, a primeira partida que pode contar com a presença de torcedores é Atlético x River Plate, que será disputado em 18 de agosto, às 21h30, no Mineirão. Será o duelo de volta entre os dois clubes pelas quartas de final da Copa Libertadores.
No dia 11 de julho, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) liberou o retorno do público aos estádios nas competições organizadas por ela, desde que os governos locais também autorizem a realização das partidas com torcedores.