Por Ascom Prefeitura
Sete Lagoas chega nesta quinta-feira, 5 de agosto, contabilizando um total de 22.720 contaminados por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de 34 casos: 19 mulheres e 15 homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 532 pessoas (39% a menos que na semana passada) e 5.899 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 46.288 desde o início da pandemia. A cidade segue sem óbitos em decorrência de complicações da Covid, mantendo os 593 falecimentos, 26 pacientes hospitalizados com resultado positivo, 128 pessoas em isolamento domiciliar e 21.973 curados.
Hospitalizados
Dos 59 internados hoje, 33 estão em UTI e 26 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 21 de Sete Lagoas e 12 de outras cidades, sendo cinco de Paraopeba, dois de Papagaios, dois de Capim Branco, um de Paineiras, um de Pompéu e um de Maravilhas. Entre os internados, 41 testaram positivo para Covid, cinco tiveram resultado negativo e 13 aguardam resultados de exames. No Hospital Nossa Senhora das Graças são 14 internações, cinco delas em leitos de UTI, das quais três em leitos do SUS. No Hospital Municipal estão 34 internados, sendo 20 em UTI. No Hospital da Unimed são 11 pacientes internados, sendo oito em UTI. Já a UPA segue sem internações. Somando-se todos os leitos UTI Covid na cidade, tanto públicos quanto particulares, a taxa de ocupação chega hoje a 60%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice hoje é de 53,5%.
Minas Consciente
De acordo com reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo do Estado, realizada nesta quinta-feira, 5, as macrorregiões Centro (que engloba a microrregião de Sete Lagoas), Sul e Noroeste poderão avançar para onda verde do programa Minas Consciente. Porém, como cabe a cada município deliberar ações mais restritivas, o Comitê Local de Enfrentamento da Covid - formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, de hospitais particulares, da Guarda Municipal e da Polícia Militar - decidiu por uma postura mais cautelosa e precavida, mantendo Sete Lagoas na onda amarela por pelo menos mais uma semana e adotando maior flexibilização para eventos, a mesma já adotada pelo Minas Consciente.
Assim, ambientes fechados podem receber até 30% da capacidade, até o limite de 300 pessoas. Já locais abertos podem receber até 50% da capacidade, até o limite de 600 pessoas, com eventos de 07h às 23h. Bares e restaurantes continuam podendo funcionar até 01h da manhã, com música ao vivo apenas em formato de voz e violão e sem cobrança de ingressos. Um novo decreto municipal detalhando o protocolo de funcionamento das atividades econômicas na cidade será publicado no Diário Oficial ainda hoje.
Vacinação
Hoje a Prefeitura vacinou com a 2ª dose aqueles que tomaram a 1ª dose da Astrazeneca até o dia 5 de maio e também os homens a partir dos 36 anos de idade. Nesta sexta-feira recebem a 1ª dose da vacina as mulheres a partir de 35 anos no Ginásio Coberto Dr. Márcio Paulino (Praça da Feirinha) e na Faculdade Atenas (Av. Perimetral, ao lado da Bombril), em sistema drive thru, de 09h às 16h; os homens se vacinam sábado no Restaurante do Trabalhador (Av. Norte Sul, 153, Centro) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), ao lado do SAMU (R. Itália Pontelo, 41, Chácara do Paiva), ambos a pé, de 09h às 15h. Nos dois dias, em caso de grande demanda, serão distribuídas senhas até meia hora antes fim da vacinação. Os documentos necessários são identidade com foto, carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF e comprovante de endereço em nome da pessoa. Aqueles que não têm o comprovante devem solicitar junto ao ESF mais próximo de casa.
Na semana que vem, a Prefeitura anunciou mais um cronograma de 2ª dose da Astrazeneca. Quem recebeu a 1ª dose até o dia 7 de maio recebe a 2ª dose no dia 9 de agosto, segunda-feira. Já quem recebeu a 1ª dose até o dia 11 de maio recebe a 2ª dose no dia 11 de agosto, em ambos os casos, de 09h às 16h, nos Centros de Saúde Manoa, São João, Progresso, Montreal, Várzea, Santo Antônio e Santa Luzia; nas UBS Cidade de Deus, Luxemburgo e Belo Vale; e nos ESFs Catarina, CDI I, Itapuã II, Esperança, Fazenda Velha, Barreiro e Alvorada. Os documentos são comprovante de 1ª dose da Astrazeneca, cartão SUS ou CPF. ATENÇÃO! RESPEITE O PRAZO DE 90 DIAS ENTRE AS DOSES.
Aproveite e doe 1Kg de alimento não perecível ou ração animal na campanha Vacinação Solidária. Realização: Prefeitura. Apoio: Sicoob Credisete e CDL Sete Lagoas. Até esta quarta-feira, 4 de agosto, receberam a 1ª dose da vacina 118.740 pessoas (49,1% da população). A 2ª dose foi aplicada em 39.362 pessoas e a dose única em 5.559 pessoas. Ao todo, somando segunda dose e dose única, 18,6% da população está imunizada. Continue seguindo as recomendações de higiene frequente das mãos, distanciamento social e uso de máscara. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus