RR MÍDIA 3
Coperlidere
Marca alvinegra

Atlético chega aos 100 jogos na Libertadores numa história que já soma mais de seis voltas ao Mundo

Atlético alcança a marca nesta quarta-feira, diante do River Plate, em Buenos Aires

09/08/2021 08h59
Por:

Por Itasat

Quando entrar em campo no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na próxima quarta-feira (11), para encarar o River Plate, da Argentina, na partida de ida pelas quartas de final da Copa Libertadores, o Atlético será o nono clube brasileiro a alcançar a marca de 100 jogos na competição, numa história que incluiu mais de seis voltas ao mundo considerando-se as distâncias percorridas nas 50 partidas longe de Belo Horizonte.

Nas 50 viagens que os alvinegros já fizeram pela América para jogar a competição, foram percorridos 247.278 quilômetros, isso contando o trajeto de ida e volta e traçando uma linha reta entre a capital mineira e os destinos alvinegros. Para uma volta completa na Terra são necessários vencer cerca de 40 mil quilômetros.

A cidade mais visitada pelo Galo é Assunção, no Paraguai, onde já esteve por oito vezes, sendo o confronto mais marcante em 2013, apesar da derrota de 2 a 0, na partida de ida da decisão do título que foi conquistado.

Além disso, a capital paraguaia foi a primeira de outro país a receber o Atlético na Libertadores. Em 16 de março de 1972, empatou por 2 a 2 com o mesmo Olimpia que foi sua vítima na final de 2013.

A primeira partida como visitante foi no Brasil mesmo. Em 9 de março de 1972, o Galo empatou com o São Paulo por 0 a 0, no Morumbi, na capital paulista.

A maior distância para jogar foi percorrida nas idas e voltas para os quatro jogos em Santiago (25.504).

No total, são 27 cidades visitadas pelo Atlético, em dez países, além do Brasil. O Galo esteve presente em toda a América do Sul e jogou também no México, inclusive na campanha vitoriosa de 2013, quando conquistou a Copa Libertadores e passou pelo Tijuana nas quartas de final.

Presença

A partida diante do River Plate será a quarta do Atlético em Buenos Aires, onde ele já tinha enfrentado o time millonario uma vez e o seu maior rival, Boca Juniors, duas.

Foram mais dois jogos na Grande Buenos Aires, em Avellaneda, uma delas na caminhada para a taça, em 2013, diante do Arsenal, com o Galo goleando por 5 a 2.

Esta é a única vitória atleticana em solo argentino, pela Copa Libertadores. O clube jogou ainda em Rosario e Mendoza, com uma derrota e um empate, respectivamente.

Nas 50 partidas como visitante na Copa Libertadores, o Galo soma 14 vitórias, 15 empates e 21 derrotas. Marcou 55 gols e sofreu 66. Nesta quarta-feira, chega ao seu centésimo jogo na principal competição de clubes da América do Sul num dos principais confrontos da sua história no torneio.