Por Itasat
Apesar da resistência de parte da população francesa, entra em vigor nesta segunda-feira o passaporte sanitário no país. O documento informando que a pessoa se vacinou contra a covid-19 começa a ser exigido para o acesso em bares, restaurantes, salas de espetáculos, eventos com grandes aglomerações e para o acompanhamento de pacientes a qualquer hospital ou centro de saúde.
Além disso, o passe sanitário continua sendo obrigatório para embarcar em aviões, trens e ônibus que fazem trajetos de longa distância.
O fim de semana foi de protestos em várias partes da França contra o passaporte sanitário. Cerca de 150 cidades registraram manifestações contrárias à medida imposta pelo governo pelo quarto fim de semana consecutivo. Só na região sul, os organizadores estimam que 40 mil pessoas participaram dos atos.
Na última semana, o presidente Emanuel Macron fez um novo apelo para que a população se vacine. Até agora, 54,6% dos franceses estão completamente imunizados e pouco mais de 65% receberam ao menos uma dose da vacina anticovid.