Por Itasat
O presidente da Câmara dos Deputados, Arhur Lira (PP-AL), disse que a discussão sobre o voto impresso está “encerrada” este ano no legislativo. A declaração foi dada logo depois que a PEC do Voto Impresso foi derrotada no plenário da Câmara dos Deputados. O texto precisava ser aprovado por dois terços dos parlamentares presentes, mas a votação encerrou-se praticamente empatada, sendo 229 votos favoráveis à proposta, 218 contrários e uma abstenção.
“Este assunto está encerrado para este ano, não temos tempo e nem espaço para iniciar nova discussão. Todos os deputados que votaram aqui hoje foram eleitos pela urna eletrônica. Importante que ocorra um concesso por parte do executivo e judiciário, para escolher uma maneira racional, clara e objetiva para aumentar a transparência da auditagem”, disse o presidente da Câmara.
Lira foi questionado sobre o que ele esperaria de reação por parte do presidente Jair Bolsonaro, defensor do voto impresso. “Não acredito que haja outro comportamento por parte do presidente que não seja aceitar a decisão dos deputados. Ele disse que respeitaria o resultado da Câmara. Espero que a democracia possa ter paz e que a gente encontre soluções para manter ela sempre em ordem”, finalizou.