Por Itasat
A macrorregião Leste avançou para a onda verde do plano Minas Consciente. A informação foi divulgada pelo governo do estado, por meio do Comitê Extraordinário da Covid-19, nesta quinta-feira (12).
Com o avanço, o estado passa a ter 10 das 14 macrorregiões na fase mais flexível do plano de retomada das atividades econômicas. Segundo o Governo de Minas Gerais, a confirmação foi feita porque os índices de monitoramento da doença apresentaram melhorias nas últimas três semanas analisadas.
As macrorregiões que estão na onda verde são: Leste, Centro, Centro-Sul, Oeste, Sul, Sudeste, Vale do Aço, Jequitinhonha, Norte e Noroeste. Na onda amarela, estão as seguintes macrorregiões: Nordeste, Leste do Sul e Triângulo do Norte.
Ainda de acordo com o governo estadual, a macrorregião Triângulo do Sul é a única que integra a onda vermelha, porque há aumento na incidência de casos de Covid-19 e alta na ocupação dos leitos.
Pandemia em Minas Gerais
Em relação aos números gerais da pandemia em todo o estado, os índices apontaram uma queda de 18% nos últimos 14 dias, representando o menor patamar desde fevereiro deste ano. O número de solicitações de internação também diminuiu: 32% em um mês.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que a vacinação tem melhorado a situação pandêmica no estado. “Com o aumento da imunização, temos percebido que tudo está melhorando. As curvas de hospitalizações e a ocupação de leitos estão caindo. O vírus está circulando menos, mas isso não significa que devemos baixar a guarda. É importante que todos procurem a imunização e tomem todas as doses. Todas as vacinas são eficazes e salvam vidas’’, ressaltou.