RR 2023 02
RR MÍDIA 3
Saae
Una total
Síndrome

Secretaria de Saúde amplia para novembro investigação dos casos da síndrome nefroneural

Até então, o mês de referência era dezembro

13/01/2020 07h59
Por:

Com dez casos já confirmados de pacientes diagnosticados com quadro da síndrome nefroneural em Minas, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), vai ampliar para novembro a data inicial para que os sintomas sejam considerados para gerar uma notificação. Até então, o mês de referência era dezembro.

O objetivo, de acordo com nota divulgada pela SES/MG, é descobrir se houve, em meses anteriores, casos semelhantes de pessoas que teriam consumido a cerveja Belorizontina, da Backer. O órgão informa que a ampliação do período da investigação epidemiológica é “apenas por medida de precaução”.

A SES/MG emitiu uma nova nota técnica aos profissionais e serviços de atendimento médico do estado informando sobre o novo período de investigação da síndrome, que causa problemas renais e neurológicos.

Nos próximos dias, devem ficar prontos os resultados dos exames de sangue e da necropsia de Paschoal Dermatini Filho, de 55 anos, que estava internado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, com insuficiência renal e alterações neurológicas, que podem ter sido provocadas pelo dietilenoglicol, substância encontrada pela Polícia Civil em amostras examinadas da cerveja Belorizontina. 

Paschoal Dermatini Filho morreu após uma parada cardiorrespiratória. Morador de Ubá, também na Zona da Mata, o homem veio a Belo Horizonte no fim de dezembro para as comemorações de fim de ano com a família. Segundo familiares, ele teria ingerido a cerveja.

Além dos dez casos da síndrome nefroneural já confirmados pela SES/MG, há um 11º registrado em Viçosa, na Zona da Mata. Uma mulher de idade não informada deu entrada na última quinta-feira (9) no Hospital São João Batista com sintomas semelhantes. A paciente teria comprado a cerveja Belorizontina e consumido o produto durante uma viagem em Guarapari, no Espírito Santo, porém a data do consumo não foi divulgada.

Em nota, a Backer afirmou que o dietilenoglicol não é utilizado pela empresa, mas vai fazer investigações e auxiliar os órgãos. A fábrica, localizada no bairro Olhos D’água, na região do Barreiro, foi interditada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Devolução

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte receberá, a partir desta segunda (13), unidades de qualquer lote da cerveja. A entrega deverá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Confira os locais abaixo.

Conforme a PBH, a secretaria recolherá apenas as garrafas compradas para consumo próprio. “Não serão recebidos produtos de bares, restaurantes e supermercados. O material ficará sob custódia para encaminhamento das investigações necessárias”, diz. Os consumidores do interior podem levar a bebida para os Procons das próprias cidades.

A Backer afirmou que, caso o consumidor queira, poderá, também a partir desta segunda-feira (13), devolver a Belorizontina de outros lotes aos supermercados onde a comprou e ser ressarcido na hora, se levar a nota fiscal.

Locais onde as garrafas serão recolhidas pela Secretaria de Saúde:

Barreiro: av. Olinto Meireles, 327 – Barreiro
Centro-Sul: av. Augusto de Lima, 30 - 14ª andar – Centro
Leste: rua Salinas, 1.447 – Santa Tereza
Nordeste: rua Queluzita, 45 – Bairro São Paulo
Noroeste: rua Peçanha, 144, 5º andar – Carlos Prates
Norte: rua Pastor Murilo Cassete, 85 – São Bernardo
Oeste: av. Silva Lobo, 1.280, 5º andar – Nova Granada
Pampulha: av. Antônio Carlos, 7.596 – São Luiz
Venda Nova: av. Vilarinho, 1.300 – 2º Piso – Parque São Pedro