Coperlidere
RR MÍDIA 3
DIZ SECRETÁRIO

Covid-19: Minas registra casos de transmissão comunitária da variante Delta, diz secretário

Já foram contabilizados 12 casos de contaminação pela a variante Delta

18/08/2021 09h38
Por:

Por Itasat

As regiões Sudeste e Noroeste de Minas Gerais já registram casos de contaminação comunitária da variante Delta da Covid-19. A informação foi divulgada nessa terça-feira (17), pelo secretário estadual de saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva na Cidade Administrativa. 

De acordo com a Secretária de Saúde do Estado, já foram contabilizados 12 casos de contaminação pela a variante Delta, além de 8 casos que estão em investigação. "Temos comunitária sim. Os primeiros oito casos não eram comunitários, foram importados, Juiz de Fora, tivemos de Belo Horizonte, que foram importados, mas parte deles, tanto na Região Noroeste quanto na Região Sudeste, nós temos casos de transmissão comunitária. Sudeste, que é região de Juiz de Fora, Noroeste ali que é a região de Unaí, nós não tivemos nenhum histórico ou de viagem ao exterior ou contato com alguém que fez viagem ao exterior”, contou.

Fábio Baccheretti tranquilizou a população e disse que, apesar da transmissão comunitária, os casos da variante Delta ainda representam uma pequena parcela das contaminações por covid-19.  “Mas no estado de Minas a variante Delta ainda é apenas 0,4% dos estudos genômicos. A gente já está fazendo 200 estudos genômicos por semana, através de amostragens. Hoje são 12 casos confirmados e 8 casos prováveis, ou seja, vamos considerar que nós temos 20 casos. A distribuição são cinco na região central, quatro na sudeste, dois na noroeste e um na norte”, explicou. 

O secretário de saúde disse ainda que Minas Gerais deve receber cerca de 12 milhões de doses da vacina contra a covid-19 nos meses de agosto e setembro.