Por Itasat
Cumprindo agenda de compromissos em Brasília, o governador Romeu Zema (Novo) se reuniu à tarde de terça-feira (24), com parlamentares que integram a bancada de Minas Gerais no Congresso Nacional.
No encontro, o político apresentou para os parlamentares um portfólio com 86 projetos prioritários para os quais poderão ser destinados recursos federais através de emendas.
"Muitos dos principais projetos que nós temos no estado são obras que estão paradas há muito tempo. Com isso, nós estamos deixando para os deputados uma relação que está separada por cidade, separada por área, separada por valor, para que eles possam avaliar e direcionar suas emendas parlamentares. Há ali, no nosso cardápio, todo tipo de prato", disse em entrevista.
Indagado sobre os valores esperados, Zema afirmou que não é possível prever. "Bom, a questão do montante tem crescido ano a ano, mas não é algo previsível. O que nós esperamos é que essas emendas nos ajudem. Nós temos muitos trechos de estradas estaduais que estão praticamente intransitáveis".
O foco do catálogo de projetos apresentado, segundo Zema, é garantir a recuperação da infraestrutura do Estado. O líder da bancada junto ao governo de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), atestou que irá estreitar o diálogo com parlamentares da bancada mineira para que sejam indicados os recursos desejados nas emendas para o orçamento de 2022. "Depende de cada parlamentar, mas nós vamos começar o diálogo. Hoje foi uma primeira reunião", pontuou.
Nesta quarta-feira (25), o governador Romeu Zema se despede de Brasília. Antes, no entanto, ele cumpre agenda em reunião com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.