Por Ascom Prefeitura
A Atenção Primária, porta de entrada para o sistema público de saúde, recebeu uma excelente notícia nesta quarta-feira, 25 de agosto. A credibilidade da administração municipal, aliada ao apoio do Legislativo, por meio do vereador Ismael Soares, permitiu a conquista de uma parceria com a iniciativa privada que vai mudar a assistência clínica na região do Barreiro.
A localidade terá em breve um ESF modelo com capacidade para realizar até seis mil atendimentos por mês. A mudança só foi possível graças à doação de uma casa pela Siderúrgica Viena, fundada há 33 anos no Maranhão, mas que opera na região desde 2018. “Estamos concluindo um trabalho iniciado há quase um ano. A formalização de outra parceria modelo, um diferencial do nosso governo. Agradeço ao vereador Ismael e ao Dr. Rodrigo, que hoje representa a Viena, que participam deste momento onde anunciamos a melhoria da prestação de serviço para a comunidade”, declarou o prefeito Duílio de Castro.
A harmonia entre o Executivo e a base de apoio na Câmara Municipal foi fundamental para esta aproximação com a iniciativa privada que, inclusive, foi destacada por todos. “Agradeço ao prefeito Duílio e fico muito orgulhoso de falar da Viena, que acreditou na nossa proposta e em Sete Lagoas. Temos no Barreiro mais de 13 mil habitantes, que terão atendimento diferenciado na Atenção Primária”, disse Ismael Soares.
O Barreiro já possuía um ESF, mas as condições físicas do imóvel, localizado na rua Minas Gerais, 46, não atendiam às necessidades da região. A limitação também impedia a expansão de serviços, o que será uma realidade a partir da abertura da nova unidade, que fica na rua Alfredo de Souza, 46. “Vamos transferir a estrutura que funciona no antigo local com atendimento médico e odontológico, sala de vacina e ainda estamos analisando a viabilidade de instalação de um posto de coleta de exames para facilitar o acesso da população”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.
A siderúrgica Viena define esta parceria público-privada como uma oportunidade de exercer seu papel social beneficiando Sete Lagoas e, principalmente, a localidade onde ela está inserida. “Isso faz parte de nossa filosofia. Procuramos sempre estar inseridos na comunidade onde atuamos. Temos vários colaboradores moradores do Barreiro e isso também beneficia todas essas famílias. O principal é poder ajudar, principalmente na saúde”, comentou o vice-presidente da Viena Siderúrgica, Rodrigo Kaukal Valladares.
Quem conhece a história e as necessidades do Barreiro também comemorou esta possibilidade de melhorar o atendimento em uma unidade de saúde que atende milhares de pessoas todo mês. “Essa conquista é de suma importância devido ao crescimento de nossa região. O outro imóvel não suporta a demanda e esta realização veio para resolver este problema”, avaliou Geraldo Afonto “Pingo”, presidente da Associação Comunitária do Barreiro. “Agora temos um espaço mais amplo onde poderemos da melhor forma atender a uma média de seis mil usuários por mês. Um ganho para toda a equipe de trabalho e a população em geral”, completou Joyce Paula Araújo, enfermeira chefe do ESF Barreiro.