Por Itasat
A presença de torcedores de Atlético e Cruzeiro no Mineirão nos dias 18 e 20 de agosto, respectivamente, não impactou nos números da covid-19 em Belo Horizonte. Duas semanas após a realização da partida entre Galo e River Plate, pela Copa Libertadores, a constatação é que os dados caíram.
A taxa de ocupação UTI Covid caiu de 52,4% (nível amarelo - dia 18 de agosto) para 45,6% (nível verde - 3 de setembro).
O mesmo aconteceu com a taxa de ocupação de enfermaria Covid: 40,1% (dia do jogo do Atlético x River) para 32,9%, ambos no nível verde.
O número médio de transmissão da doença (RT) passou de 1,01 para 0,94 (caiu do nível amarelo para o verde).
Tanto Atlético x River Plate, pelas quartas de final da Libertadores, e Cruzeiro x Confiança, pela Série B, serviram como eventos-teste. Devido às cenas de aglomeração de torcedores na entrada para o estádio, além da falta do uso de máscara por parte de muitos, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) decidiu vetar o retorno das torcidas nas próximas partidas para analisar os números da pandemia.
No dia 18 de agosto, de acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a cidade tinha 72,5% dos adultos vacinados com a primeira dose e 35,6% com as duas ou dose única.
Já a vacinação em 2 de setembro é a seguinte: são 81,8% dos adultos vacinados com a primeira dose e 43,1% com duas ou vacina de dose única.