Coperlidere
RR MÍDIA 3
Eliminatórias

Clubes da Inglaterra que não liberaram brasileiros serão punidos pela Fifa

Zenit, da Rússia, também será punido, já que requisitou o retorno de Claudinho e Malcom

08/09/2021 10h56
Por:

Por Itasat

Os clubes ingleses que impediram seus jogadores brasileiros de se apresentassem ao técnico Tite, para as Eliminatórias da Copa do Mundo, serão punidos pela Fifa. O mesmo valerá para o Zenit, da Rússia, que liberou Malcom e Claudinho, mas depois requisitou o retorno dos atletas. A informação foi dada pelo Globoesporte.com.

Com isso, Liverpool, Chelsea, Manchester United, Manchester City e Leeds United vão jogar a quarta rodada do Campeonato Inglês sem os seguintes brasileiros: Alisson, Fabinho, Firmino, Thiago Silva, Fred, Ederson, Gabriel Jesus e Raphinha. Além disso, Chelsea e United jogarão desfalcados também na estreia pela Liga dos Campeões, assim como o Zenit.

ENTENDA A SITUAÇÃO

A seleção brasileira não desconvocou os jogadores, apesar da negativa dos clubes e, com isso, a CBF recorreu à Fifa com o regulamento sobre "Status e Transferência de Jogadores". A regra determina que, caso os times não liberem os atletas para os compromissos com suas seleções, eles ficam impedidos de usá-los pelo tempo que durar a convocação e, também, por um período adicional de cinco dias.

Como durante a Data Fifa os campeonatos na Europa também foram paralisados, os clubes não perderam os jogadores ao longo das últimas semanas. No entanto, não poderão contar com eles nas partidas dos próximos dias, tanto pelos torneios nacionais, quanto pela Liga dos Campeões.

A Fifa não trata a situação como uma "punição" aos clubes, mas deixa claro que apenas está cumprindo o regulamento.