Chama!!!
RR 2023 02
Giro Luvas
Ramses
Forte vidros
Gráfica
Breno
Loc moral
Pontual
Quality
Rodas
RR MÍDIA 3
Ótica santa luzia
Loc moral 3
Optima seguros
Patente
Ótima
Sicoob
Presidente da Câmara

Arthur Lira diz que 'é hora de dar basta à escalada de bravatas'

Presidente da Câmara se manifestou após os atos do 7 de Setembro

08/09/2021 14h29Atualizado há 3 anos
Por:

Por Itasat

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que não 'é hora de dar basta à escalada de bravatas' um dia após o presidente Jair Bolsonaro elevar o tom, em discursos nos atos do Dia da Independência, contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e dizer que não vai cumprir medidas tomadas por Alexandre de Moraes. 

"Conversarei com todos, e com todos os poderes. É hora de um basta a essa escalada em um infinito looping negativo. Bravatas em redes sociais, vídeos e um eterno palanque deixaram de ser um elemento virtual e passaram a impactar o dia a dia do Brasil de verdade", disse.

Além disso, Lira se posicionou contra as falas de Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas e seu funcionamento. O presidente da República vem reiteradamente questionando os resultados das urnas, e tentou aprovar a implementação de um sistema de voto impresso, mas a Câmara dos Deputados rejeitou o projeto de lei e manteve o processo atual.

"Não posso admitir questionamentos sobre decisões tomadas como a do voto impresso. Uma vez definida, vira-se a página assim como vou seguir defendendo o direito dos parlamentares à livre expressão", prosseguiu, e disse mais: "O único compromisso inadiável e inquestionável está marcado para 3 de outubro de 2022, com as urnas eletrônicas. São as cabines eleitorais, com sigilo e segurança, em que o povo expressa sua soberania. Que até lá tenhamos todos serenidade e respeito às leis", completou.

O presidente da Câmara dos Deputados não citou o presidente da República, Jair Bolsonaro, em seu discurso. Arthur Lira também não falou nada sobre qualquer possibilidade de abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro. Após as falas de Bolsonaro neste 7 de setembro, alguns presidentes de partidos (PSDB e Cidadania) se disseram favoráveis ao impeachment.

Confira a íntegra do pronunciamento de Arthur Lira: 

Diante dos acontecimentos de ontem, quando abrimos as comemorações de 200 anos como nação livre e independente, não vejo como possamos ter ainda mais espaço para radicalismo e excessos.

Esperei até agora para me pronunciar porque não queria ser contaminado pelo calor de um ambiente já por demais aquecido. Não me esqueço um minuto que presido o Poder mais transparente e democrático.

Nossa Casa tem compromisso com o Brasil real – que vem sofrendo com a pandemia, com o desemprego e a falta de oportunidades. Na Câmara dos Deputados, aprovamos o auxílio emergencial e votamos leis que facilitaram o acesso à vacinação. Avançamos na legislação que permite a criação de mais emprego e mais renda. A Casa do Povo seguiu adiante com as pautas do Brasil – especialmente as reformas. Nunca faltamos para com os brasileiros. A Câmara não parou diante de crises que só fazem o Brasil perder tempo, perder vidas e perder oportunidades de progredir, de ser mais justo e de construir uma nação melhor para todos.

Os Poderes têm delimitações – o tal quadrado, que deve circunscrever seu raio de atuação. Isso define respeito e harmonia. Não posso admitir questionamentos sobre decisões tomadas e superadas – como a do voto impresso. Uma vez definida, vira-se a página. Assim como também vou seguir defendendo o direito dos parlamentares à livre expressão – e a nossa prerrogativa de puni-los internamente se a Casa com sua soberania e independência entender que cruzaram a linha.

Conversarei com todos e com todos os Poderes. É hora de dar um basta a esta escalada, em um infinito looping negativo.

Bravatas em redes sociais, vídeos e um eterno palanque deixaram de ser um elemento virtual e passaram a impactar o dia a dia do Brasil de verdade. O Brasil que vê a gasolina chegar a R$ 7 reais, o dólar valorizado em excesso e a redução de expectativas. Uma crise que, infelizmente, é superdimensionada pelas redes sociais, que apesar de amplificar a democracia estimula incitações e excessos.

Em tempo, quero aqui enaltecer a todos os brasileiros que foram às ruas de modo pacífico. Uma democracia vibrante se faz assim: com participação popular e liberdade e respeito à opinião do outro.

Foi isso que inspirou Niemeyer e  Lúcio Costa, quando imaginaram a Praça dos Três Poderes: colocaram o Executivo, o Judiciário e o Legislativo no meio. Equidistantes – mas vizinhos e próximos suficientes para que hoje a gente possa se apresentar como uma ponte de pacificação entre Judiciário e Executivo. E é este papel que queremos desempenhar agora. A Câmara dos Deputados está aberta a conversas e negociações para serenarmos. Para que todos possamos nos voltar ao Brasil Real que sofre com o preço do gás, por exemplo.

A Câmara dos Deputados apresenta-se hoje como um motor de pacificação. Na discórdia, todos perdem, mas o Brasil e a nossa história tem ainda mais o que perder. Nosso país foi construído com união e solidariedade e não há receita para superar a grave crise socioeconômica sem estes elementos.

Esta Casa tem prerrogativas que seguem vivas e quer seguir votando e aprovando o que é de interesse público. E estende a mão aos demais Poderes para que se voltem para o trabalho, encerrando desentendimentos.

Por fim, vale lembrar que temos a nossa Constituição, que jamais será rasgada. O único compromisso inadiável e inquestionável que temos em nosso calendário está marcado para 3 de outubro de 2022. Com as urnas eletrônicas. São nas cabines eleitorais, com sigilo e segurança, que o povo  expressa sua soberania.

Que até lá tenhamos todos, serenidade e respeito às leis, à ordem e, principalmente, à terra que todos nós amamos.

Muito obrigado!