Por Itasat
Mais um dia marcado por queimadas em Minas Gerais. Apenas nesta segunda-feira (20), os bombeiros registraram 165 chamados relacionados a incêndios florestais no estado. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte foram 83 ocorrências.
Durante todo o dia um incêndio em uma mata no bairro Marimbá, em Betim, mobilizou equipes dos bombeiros. As chamas chegaram a ameaçar uma casa. Conforme os bombeiros, o local é de difícil deslocamento. Pelo menos duas equipes foram empenhadas. No final da tarde as chamas foram debeladas e o risco eliminado. Ainda há focos na região que estão fora da área urbana e em locais inacessíveis. O local está sendo monitorado.
Na Serra de Ouro Branco, um incêndio que teve início no sábado (18), foi apagado pelos bombeiros que finalizaram os trabalhos no local. Nesta segunda-feira (20), as equipes voltaram ao local para finalizar alguns pequenos focos e vistoriar a área. O incêndio mobilizou pelo menos 20 brigadistas do parque e 4 militares.
Incêndio atinge neste momento o Parque do Itacolomi
Em Ouro Preto, na região central de minas, os bombeiros seguem no combate a um incêndio florestal no Parque do Itacolomi (foto). O incêndio teria começado, na tarde desta segunda-feira (20), em uma área que fica ao lado da Santa Casa de Ouro Preto, mas o vento forte e o tempo seco facilitaram para que as chamas atravessassem a BR-356 e atingissem a Unidade de Conservação Ambiental
De acordo com gerente da Unidade de Conservação, Maria Lúcia Coimbra, as equipes seguirão tentando evitar que o incêndio atinja também as estradas do Parque. " A gente está tentando segurar para ele não atingir as estradas aqui do parque e fazer mais estragos. Muitas perdas como sempre e a gente vai continuar no combate aqui para evitar um mal maior", afirmou
Mais cedo, o trânsito na rodovia precisou ser completamente interditado, pois as chamas ofereciam riscos aos motoristas, o que causou um grande congestionamento. No momento, uma equipe de reforço do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local, mas as causas e os impactos do incêndio ainda são desconhecidos.