Breno
RR 2023 02
Giro Luvas
Chama!!!
Ótica santa luzia
Loc moral 3
Ramses
RR MÍDIA 3
Rodas
Pontual
Patente
Loc moral
Sicoob
Ótima
Gráfica
Forte vidros
Quality
Optima seguros
cuidados

Início do período chuvoso requer atenção redobrada da população para evitar proliferação do Aedes aegypt

Mais de 104 mil imóveis já receberam visita dos ACE neste 4º ciclo de visitas, o que corresponde a 84,3% dos imóveis do município

29/09/2021 08h17
Por:

Por Ascom Prefeitura

A Gerência de Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, continua trabalhando em diversas frentes para conter os casos de Arboviroses (dengue, chikungunya e o zika vírus) em Sete Lagoas. A atuação contínua com operação de bloqueio com inseticida, mutirão de limpeza e acompanhamento de visitas nos imóveis, até o fim de agosto no final do 4º ciclo de visitas, foram mais de 104 mil visitas dos Agentes de Combate as Endemias (ACEs).

As informações disponibilizadas pela Vigilância Epidemiológica formam o boletim até a 34ª semana do ano e as ações, que também envolvem outras secretarias da Prefeitura, garantiram uma situação favorável quanto à proliferação dos transmissores das doenças. “No início do ano a situação era preocupante, mas houve uma queda muito grande na frequência de casos notificados de dengue. Um reflexo do trabalho conjunto que é realizado em todas as regiões da cidade. Porém, a população deve colaborar e continuar combatendo os focos do mosquito transmissor”, avalia o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.

Até o fim de agosto foram notificados em Sete Lagoas 449 casos suspeitos de dengue, sendo 22 confirmados e 427 descartados. Foram notificados ainda quatro casos suspeitos de zika vírus na população em geral, sendo todos descartados. Também foram notificados dois casos suspeitos de chikungunya, e todos também foram descartados. “Os locais de reprodução do vetor devem ser eliminados. Precisamos da ajuda da população, pois todos os levantamentos anteriores mostraram que a maior parte dos criadouros estava dentro das residências. A atenção ainda deve redobrar quando chegar o período chuvoso”, alerta Adriano Souza, do Centro de Controle das Arboviroses.

AÇÕES

Nas quatro semanas de agosto o bloqueio de inseticida foi realizado nos bairros CDI, Fátima, Padre Teodoro, São Francisco de Assis e Vila Brasil. Neste 4º ciclo de visita do ano os ACEs visitaram 104.447 imóveis, o que corresponde a 84,3% de cobertura de todo o município. A equipe também trabalha em 186 pontos estratégicos como siderurgias, cemitérios, floriculturas, ferros-velhos, borracharias, transportadoras e outras unidades que oferecem risco para a proliferação do Aedes. Nestes locais, a cobertura chega, em média, a 183 visitas por ciclo.

A Gerência do Controle da Dengue, em parceria com as Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Codesel e o CCZ, continua com o mutirão de limpeza nos pontos mais críticos do município, com a disponibilização de máquinas e caminhões com o objetivo de diminuir a infestação do mosquito Aedes Aegypti, também o mosquito flebótomo e o caramujo africano.

Os agentes de endemias do setor de Mobilização e Educação em Saúde seguem com ações junto à população, visitando casas nos bairros onde existe alto índice de infestação e maior número de casos notificados das doenças. A mobilização também envolve parceiros públicos e privados que, por meio de mídias sociais, e-mail e site institucional, divulgam e compartilham todo o material de campanha de conscientização sobre o Coronavírus e as Arboviroses.

ZONA RURAL

A Secretaria Municipal de Saúde também realiza o Tratamento Focal e LIA (Levantamento de Índice Amostral) nas localidades da zona rural.  No último ciclo deste ano foram vistoriados 3.636 imóveis nas localidades de Brejão, Estiva, Fazenda Velha, Goiabeiras, Lontrinha, Lontrinha I, Quintas do Lago, Residencial Pôr do Sol, Riacho do Campo, Silva Xavier e Tamanduá.

DENÚNCIAS

Continua o atendimento às denúncias por meio do Disque Dengue (160), pelo telefone 155 da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das notificações de situações de risco encaminhadas pelos supervisores. O Disque Dengue recebeu 161 denúncias em 2021 e todas foram verificadas.