Por Itasat
A Prefeitura de Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, informou que o asilo São Francisco de Assis está com surto de covid-19. A instituição é particular e abriga 76 idosos, sendo que 29 testaram positivo para a doença. Outros seis funcionários também estão contaminados.
Conforme a prefeitura, o primeiro caso positivo foi de um funcionário no dia 16 de setembro. O surto foi notificado a Secretaria de Estado de Saúde (SES) na terça-feira, 21 de setembro, após mais funcionários e idosos terem testado positivo para a doença. Nessa quinta-feira (30), uma nova testagem foi realizada e 35 pessoas testarem positivo.
Dos 29 idosos que testaram positivo, dois estão internados na Santa Casa e cinco em observação no Hospital de Campanha (Vicentão). Outro idoso também está em observação no Vicentão, mas o teste realizado deu negativo. Um dos asilados morreu no último fim de semana em decorrência da doença.
Os funcionários positivados foram afastados das funções, assim como outros quatro colaboradores que estão aguardando o tempo hábil para realizarem o teste.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que cedeu trabalhadores da área para prestar assistência aos internos diante do afastamento dos funcionários. Além disso, as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária prestam apoio, orientações e acompanham o surto.
A Secretaria Municipal de Saúde semanalmente atualizará o surto junto a SES-MG e o local será monitorado até 42 dias após a data do último positivo.