Optima seguros
Pontual
Ótica santa luzia
RR 2023 02
Ótima
Loc moral
Loc moral 3
Sicoob
Ramses
Breno
Quality
Giro Luvas
RR MÍDIA 3
Patente
Rodas
Gráfica
Chama!!!
Forte vidros
Fora do ar

Comerciantes relatam prejuízos de até 70% com queda do WhatsApp

Pane global foi provocada por uma falha na manutenção das configurações das plataformas

05/10/2021 08h56
Por:

Por Itasat

A pane global no Facebook, no Instagram e no Whatsapp foi provocada por uma falha na manutenção das configurações das plataformas. Nessa segunda-feira (4), os serviços ficaram foram do ar por cerca de sete horas. 

A causa da interrupção dos serviços das mídias sociais foi divulgada no site oficial de engenharia do Facebook. Ainda de acordo com a publicação, as informações dos bilhões de usuários não foram comprometidas. 

Quem depende das redes sociais para trabalhar ficou no prejuízo. O E-commerce, que são as transações comerciais totalmente online, é a realidade de grande parte do setor de vendas. Instagram, Facebook e WhatsApp são plataformas usadas para o contato com o cliente. Sem esses aplicativos a comunicação fica impossível e foi assim nessa segunda-feira (4).

Gilmara Aparecida é proprietária do restaurante Cantinho de Casa. Ela afirma que com a queda das redes sociais o prejuízo foi de cerca de 70%. “Foi bem tenso, foi um dia de desafios porque o nosso processo de atendimento é meio que robotizado, a gente usa o WhatsApp 100% para pegar os pedidos. Infelizmente perdemos 70% das nossas vendas, então deixamos de atender muita gente por causa dessa falha. Tecnologia em si de um modo geral colabora muito com os nossos resultados, mas, infelizmente, nós estamos reféns da rede social. O negócio não deixa de girar, o funcionário não deixa de receber por causa dessa falha, o fornecedor também não.”

A autônoma Malise Antunes tem uma empresa de bordados computadorizados. Sem o WhatsApp o contato com o cliente também foi cortado. “A comunicação hoje é feita através do WhatsApp, então às vezes o cliente procura muito informação, serviço, contato somente através do WhatsApp e não liga, não usa o telefone fixo, acaba que a gente ficou sem esse contato o dia inteiro e cliente precisa de um orçamento, precisa de contato, precisa de alguma coisa e a gente não tem condições de falar.”