RR MÍDIA 3
Coperlidere
Planejamento

Luxemburgo diz que não abre mão de projeto ‘Cruzeiro 1ª Divisão’ para temporada 2022

Treinador quer um planejamento melhor para o clube lutar pelo acesso no próximo ano

06/10/2021 09h35
Por:

Por Itasat

O técnico Vanderlei Luxemburgo já admitiu que a volta do Cruzeiro para a Série A em 2022 está muito difícil, apesar de citar que ainda há chances mínimas. Com este pensamento, o treinador disse ter encaminhado a permanência no clube para o ano que vem, mas avisou que deseja um planejamento de “Primeira Divisão” para jogar a Série B, caso o clube realmente não consiga o acesso.

“Tudo pode acontecer no futebol. É difícil (o acesso), mas não impossível, eu não acredito na palavra impossível. Se acontecer de não (subir), ano que vem nós temos que fazer um projeto, um planejamento de ‘Cruzeiro Primeira Divisão’, não abro mão disso. Primeira Divisão jogando a Segunda Divisão. Mas o projeto tem que ser de Primeira Divisão para deixar o Cruzeiro redondo para quando ele ascender, já é um Cruzeiro de Primeira Divisão, com uma base. É nesse sentido que vamos trabalhar”, frisou o treinador em pronunciamento divulgado pela TV Cruzeiro.

Após a vitória sobre o Brasil de Pelotas, no último domingo (3), Luxemburgo já avisou que a questão financeira deve ser um dos problemas a serem resolvidos pela diretoria. O comandante quer que os salários estejam em dia para cobrar o elenco. Quando foi contratado pelo Cruzeiro, Luxa exigiu que os atrasados fossem pagos e que os vencimentos permanecessem em dia, mas a diretoria não conseguiu cumprir.

Para 2022, Luxemburgo adiantou que haverá mudanças no grupo de jogadores. Sem citar o transfer ban – Cruzeiro está impedido pela Fifa de registrar novos atletas até que pague as dívidas pelas contratações do meia Arrascaeta e do atacante Riascos que, somadas, estão na casa dos R$ 13 milhões – o treinador avisou que alguns vão sair do clube.

“Não tem mentira com os jogadores. Futebol é muito cheio de mentiras. Nós temos possibilidades (de acesso), os jogadores sabem. Mas eles também sabem que se nós não conseguirmos ascender nesta temporada, as coisas vão acontecer para a próxima temporada. Alguns vão estar aqui e outro não. Isso faz parte do processo do futebol”, finalizou.

De acordo com o departamento de matemática da UFMG, o Cruzeiro tem apenas 0,07% de chance de acesso. Para terminar a Série B no G4, a Raposa precisará vencer todos os últimos dez jogos que restam e ainda torcer para que clubes que estão mais à frente tropecem. Assim, é muito grande a possibilidade de a equipe celeste jogar a Segunda Divisão pelo terceiro ano seguido aumentando ainda mais a pressão em 2022 para o retorno à Série A em 2023.