Por Itasat
A Seleção Brasileira aposta nos seus 100% de aproveitamento encarando a Venezuela como visitante para alcançar sua maior sequência de vitórias nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. As duas equipes se enfrentam nesta quinta-feira (7), às 20h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Caracas, pela 11ª rodada da classificatória sul-americana para o Mundial do Catar.
Além disso, o técnico Tite defende sua invencibilidade eterna no torneio. Em 20 jogos comandando o Brasil são 18 vitórias e dois empates.
As vitórias alcançadas pelo treinador foram em duas sequências de nove consecutivas, as maiores da Seleção nas Eliminatórias. Agora, diante dos venezuelanos, a série atual pode chegar a uma dezena e nova marca ser decretada.
Tite iniciou sua trajetória na Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 2018. Assumiu o time num momento complicado, mas alcançou nove vitórias seguidas e garantiu a vaga na Rússia.
A sequência atual teve início ainda na competição classificatória para o último Mundial, com uma goleada por 3 a 0 sobre o Chile, no Allianz Parque, em São Paulo, em 10 de outubro de 2017.
Na competição que vale vaga no Catar, são oito partidas e 100% de aproveitamento, isso sem contar o jogo cancelado diante da Argentina, no último dia 5 de setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo, quando fiscais da Anvisa entraram no gramado logo aos cinco minutos do primeiro tempo por causa da situação sanitária irregular de quatro jogadores argentinos.
Telê Santana
Antes das duas sequências alcançadas por Tite, a maior série de vitórias seguidas da Seleção nas Eliminatórias tinha sido vivida nos torneios para as Copas de 1978, 1982 e 1986, num total de oito partidas, sendo duas sob o comando de Cláudio Coutinho e seis com Telê Santana.
O Brasil não perdeu seus últimos 25 jogos pelas Eliminatórias, sendo cinco com Dunga como treinador e as últimas 20 com Tite. A última derrota foi em 8 de outubro de 2015, por 2 a 0, para o Chile, em Santiago. Os gols chilenos foram do hoje atleticano Eduardo Vargas e Aléxis Sánchez.
São muitas as marcas a serem buscadas pela Seleção em Caracas e é difícil acreditar que elas não serão alcançadas, pois o Brasil é líder das Eliminatórias Sul-Americanas com 24 pontos e 100% de aproveitamento. Já a Venezuela é lanterna, com quatro pontos e 15% de aproveitamento.
A ficha do jogo
VENEZUELA
Fariñez; González, Chancellor, Ferraresi e Oscar González; Moreno, José Martínez e Otero; Fernando Aristeguieta, Soteldo e Hurtado. Técnico: Leonardo González
BRASIL
Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Fabinho, Gerson, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá; Gabigol e Gabriel Jesus. Técnico: Tite
DATA: 7 de outubro de 2021
HORÁRIO: 20h30 (de Brasília)
ESTÁDIO: Olímpico
CIDADE: Caracas
MOTIVO: 11ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022
ARBITRAGEM: Kevin Ortega, auxiliado por Michael Orue e Jesus Sánchez, todos do Peru
VAR: Eber Aquino (Paraguai)