Por Itasat
O Brasil venceu a Venezuela por 3 a 1 nesta quinta-feira (7), em Caracas, pela 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. Com o resultado, a seleção brasileira segue com 100% de aproveitamento na competição, com 27 pontos conquistados em nove jogos.
Os gols da vitória brasileira foram marcados pelo zagueiro Marquinhos e os atacantes Gabigol e Antony, ambos na segunda etapa. Eric Ramirez anotou pela Venezuela.
A vitória sobre a lanterna Venezuela também ampliou a vantagem do Brasil na liderança das Eliminatórias. Agora são oito pontos a mais que a Argentina, segunda colocada, que empatou com o Paraguai por 0 a 0 fora de casa.
O jogo
A partida entre Brasil e Venezuela foi marcada por dois tempos distintos. Nos 45 minutos iniciais, a equipe do técnico Tite não conseguiu impor sua superioridade técnica sobre o time da casa, errando muitos passes e com dificuldades para criar boas jogadas, embora tivesse maior posse de bola.
A Venezuela, que tinha uma proposta defensiva no jogo, aproveitou uma falha de marcação do Brasil para abrir o placar aos 10 minutos. No lance do gol venezuelano, Marquinhos e Fabinho escorregaram ao mesmo tempo e Eric Martinez mandou a bola para as redes.
O Brasil continuo tendo a bola, mas não conseguiu exercer grande pressão. Teve oportunidades para fazer gols com Gabriel Jesus e Everton Ribeiro, mas ambos desperdiçaram.
Na segunda etapa, uma mudança feita por Tite foi decisiva para que o Brasil conseguisse a vitória em Caracas. O técnico brasileiro colocou o estreante Raphinha no jogo, que partiu para cima da defesa venezuelana, fazendo com que a seleção brasileira pressionasse mais o adversário.
Foi de Raphinha, inclusive, a assistência para o gol de Marquinhos, de cabeça, aos 25 minutos, após cobrança de escanteio. O zagueiro se radimiu após a falha no lance do gol da Venezuela.
Depois do empate, o Brasil cresceu no jogo. Aos 39 minutos veio a virada com Gabigol, que cobrou o pênalti que ele mesmo sofreu, após bela jogada de Raphinha e Antony, que passou também por Vinicius Jr.
Antony, que também fazia sua estreia com seleção brasileira principal e havia entrado no segundo tempo, marcou aos 50 minutos e ampliou a vitória brasileira, em jogada que contou ainda com Raphinha e Emerson, todos vindos do banco de reservas.
Destaque para o jogador do Leeds, que logo na sua estreia com o time do técnico Tite participou dos três lances de gols do Brasil.
A seleção brasileira entra em campo novamente no próximo domingo (10), contra a Colômbia, em jogo atrasado da 5ª rodada. Já a Venezuela recebe o Equador, no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA
VENEZUELA 1 x 3 BRASIL
VENEZUELA
Graterol; Hernandez, Ferraresi, Mejías (Chancellor) e González; José Martínez (Edson Castillo), Rincón (Moreno), Machís (Córdova), Solteldo e Peñaranda (Bello); Ramírez. Técnico: Leonardo González.
BRASIL
Alisson; Danilo (Emerson), Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana (Alex Sandro); Fabinho, Gerson, Everton Ribeiro (Raphinha) e Lucas Paquetá (Vinícius Jr.); Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus (Antony). Técnico: Tite.
Gols: Eric Ramírez (10' / 1º), Marquinhos (25' / 2º), Gabriel Barbosa (39' / 2º) e Antony (50' / 2º)
Cartões amarelos: Marquinhos, Bello e Hernández
Árbitro: Kevin Ortega (Peru)
Local: Estádio Olímpico, em Caracas (Venezuela)
Data: 07 de outubro de 2021
Motivo: 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo