Por Itasat
A discussão sobre o projeto de lei que determina a distribuição gratuita de absorventes no Brasil está próxima de alcançar o Congresso Nacional, e não à toa, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM) pontuou nessa tarde de sexta-feira (8), que o veto de Jair Bolsonaro (sem partido) deverá ser derrubado pelos parlamentares.
“Sobre o projeto de lei que prevê fornecimento de absorventes pelo SUS, pautei na sessão do Senado e o aprovamos rapidamente porque queríamos transformar essa realidade. São impressionantes as histórias de proteção com papel de jornal e miolo de pão por adolescentes e mulheres carentes. O Congresso Nacional está pronto para contribuir com o governo nas soluções de cunho fiscal, mas considero desde já que esse veto é candidatíssimo a ser derrubado”, declarou Pacheco.
A decisão do presidente Bolsonaro de barrar a proposta aprovada pelo Senado Federal no mês passado foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o senador, o Congresso está pronto para contribuir com o Executivo nas soluções de cunho fiscal.
Em live na noite de quinta-feira (7), Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores que foi obrigado a vetar o projeto de lei – ele sustentou que não havia na proposta aprovada no Congresso a fonte de custeio para o programa e, caso a sancionasse, poderia ser enquadrado por crime de responsabilidade.
A afirmação do líder do Congresso foi feita diretamente de Roma, onde Pacheco participa de um encontro mundial de líderes. Neste sábado (9), Rodrigo Pacheco se encontra com o Papa Francisco.