Gráfica
Loc moral 3
RR 2023 02
Pontual
Loc moral
Giro Luvas
Ótima
Ótica santa luzia
Ramses
Optima seguros
Patente
Rodas
RR MÍDIA 3
Quality
Forte vidros
Chama!!!
Breno
Sicoob
castramóvel

Castramóvel segue para o Ginásio Vinicio Dias Avelar e mantém cronograma de castrações gratuitas

O castramóvel começa a atender em outra região de Sete Lagoas nesta terça-feira

19/10/2021 09h14
Por:

Por Ascom Prefeitura

A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) - continua com a castração gratuita de cães e gatos. O castramóvel, veículo totalmente equipado com uma sala de cirurgia, já percorreu os bairros Vale do Aritana, Itapuã I, Itapuã II, Alvorada, Planalto, São Francisco e Carmo II e Manoa.

Depois de duas semanas no Manoa, na Escola Estadual Alonso Marques, a partir desta terça-feira, 19, o Castramóvel estará no Ginásio Vinicio Dias Avelar e ficará até o 13 de novembro para atendimento aos bairros Nova Cidade, Orozimbo Macedo e Bernado Valadares, sempre às terças e quartas-feiras.

Antes da castração, equipes da Prefeitura realizam um mutirão de capina e limpeza nos bairros e profissionais do CCZ fazem exames nos animais e orientam os moradores. De acordo com a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira, os tutores dos animais devem comparecer ao local portando um documento de identidade e comprovante de endereço para a retirada de uma senha. "Ministramos uma palestra explicativa sobre o processo, os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados. Os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada, incluindo o teste de leishmaniose. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos", explica.

Após a cirurgia, o animal fêmea deve sair do local com uma roupa vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa comum que a equipe do CCZ confecciona na hora. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa. A retirada dos dois pontos cirúrgicos é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel.

Em novembro o Castramóvel estará nos bairros Belo Vale e Jardim dos Pequis. Em dezembro, será a vez dos bairros Santa Luzia, Recando da Serra e Vila dos Ipês. A primeira fase do cronograma termina em janeiro de 2022, no bairro Cidade de Deus. Os locais exatos onde o Castramóvel estará serão divulgados em breve nas redes sociais oficiais da Prefeitura.