Por Itasat
Após o fim da paralisação dos treinos e durante uma semana decisiva quanto ao pagamento dos salários atrasados, o elenco cruzeirense segue se preparando para o confronto contra o Avaí, na sexta-feira (22), às 21h30, na Ressacada, pela 31ª rodada da Série B.
Para o duelo, o time celeste terá o retorno de ao menos quatro jogadores. O atacante Marcelo Moreno, desfalque nas últimas três rodadas, está de volta aos treinamentos na Toca da Raposa II após atuar pela seleção boliviana nas Eliminatórias da Copa do Mundo. O experiente centroavante disputa a titularidade com Thiago, que tem aproveitado bem as oportunidades dadas por Luxemburgo.
Recuperados de lesão, o meia Marcinho e o lateral-direito Norberto também ficam à disposição para o confronto contra o Avaí. O zagueiro Ramon, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na partida com o Botafogo, retorna à equipe titular para formar dupla com Eduardo Brock na defesa.
O atacante Wellington Nem e o volante Flávio fizeram atividades de recuperação física e ainda são dúvida para a partida da próxima sexta-feira (22).
Baixas
O Cruzeiro também terá ausências importantes diante do Avaí, a começar pelo banco de reservas. O técnico Vanderlei Luxemburgo recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão, assim como Adriano e Giovanni, que também foram advertidos durante a partida contra o Botafogo.
Jogo contra o Avaí pode ser encarado como “decisão”
Para seguir sonhando com o acesso à Série A, mesmo que de forma remota, o Cruzeiro precisa vencer todos os seus próximos oito jogos e torcer para que os times da parte de cima da tabela diminuam seus respectivos aproveitamentos. Neste sentido, vencer mais um concorrente do G-4 se torna indispensável.
Atual quarto colocado, com 50 pontos, o Avaí pode somar até 74 pontos ao fim das 38 rodadas. Com 39, a Raposa pode chegar, no máximo, aos 63.
No ano passado, Juventude e Cuiabá subiram com 61 pontos. Sendo assim, ainda há chances de acesso para o clube celeste, no entanto, uma derrota para a equipe catarinense coloca fim à briga do Cruzeiro por algo maior na competição.
Se não pontuar contra o Avaí, o time de Luxemburgo poderia somar, no máximo, 60 pontos até o final da Série B. Desde 2006, quando o torneio ganhou o atual formato, apenas dois times conquistaram o acesso com essa pontuação: o Figueirense, em 2013 e o Goiás, em 2018. Em 2007, o Vitória subiu com 59 pontos, a menor marca até hoje.