Por Itasat
O Atlético lidera o Brasileirão com 59 pontos e vive a expectativa de conquistar o título nacional após quase 50 anos de espera. A última vitória foi diante do Cuiabá, no domingo (25), de virada, por 2 a 1.
O triunfo, além de ampliar a vantagem do Galo na liderança, também fez o time alvinegro ultrapassar o Cruzeiro, seu maior rival, em outro ranking: o de pontuação em todas as edições da Série A do Campeonato Brasileiro.
Considerando apenas a era de pontos corridos, ou seja, a partir de 2003, o Atlético soma agora 1031 pontos, em 18 participações e 693 jogos. O Cruzeiro, que há dois anos disputa a Série B, está estacionado nos 1030 pontos, somados até 2019, última edição da Série A que participou.
O líder do ranking é o São Paulo, com 1.203 pontos conquistados até aqui. Em segundo lugar está o Flamengo, com 1.130 pontos e fechando o ‘top 3’ está o Santos, com 1.126 pontos.
Até o fim do Campeonato Brasileiro deste ano, o Atlético pode, ainda, ultrapassar o Cruzeiro no acumulado de vitórias. Atualmente, o Galo tem 285 triunfos conquistadas desde 2003, contra 293 do rival celeste. Ou seja, o time precisa de nove vitórias, nos 11 jogos que ainda restam, para bater a marca.
A próxima oportunidade para o Atlético somar três pontos na tabela será no sábado (30), contra o Flamengo, no Maracanã, às 19h. O jogo é muito aguardado por ser o confronto direto entre os dois maiores candidatos ao título do Brasileirão. O Flamengo é o terceiro colocado, com 46 pontos, mas tem dois jogos a menos com relação ao Galo.