Por Ascom Prefeitura
Dando continuidade no processo de formação em serviço de seus servidores, a Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e em parceria com o Sebrae - realizou, na noite desta quinta-feira, 4, o Seminário de Gestores do Sistema Municipal de Ensino, no auditório do Unifemm, com transmissão online pela internet. O tema do encontro foi "Gestão dos Sonhos, um problema é uma chance para fazer o seu melhor", com as palestras dos irmãos Leonardo Gontijo (professor e consultor em sustentabilidade e inclusão) e Dudu do Cavaco e da professora Maria Flávia Bastos.
"O objetivo é estimular cada vez mais os gestores e professores a promoverem um ensino de mais qualidade aos usuários do Sistema Público Educacional e a educação é a porta principal para que os sonhos se realizem", afirmou a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Teixeira. O prefeito Duílio de Castro compôs a mesa de abertura dos trabalhos e não escondeu sua satisfação em ver tantos gestores escolares sendo capacitados. "É um privilégio participar deste Seminário. Toda a nossa administração está de portas escancaradas para a educação, pois é o único caminho para se alcançar qualquer objetivo", salientou.
Palestras
Leonardo Gontijo nasceu numa família de classe média em Belo Horizonte, foi o caçula de três irmãos por 12 anos até que seu irmão mais novo, Eduardo, nasceu com síndrome de Down. Formado em Direito e Engenharia Civil no mesmo ano, fez cinco especializações e mestrado em Administração com ênfase em Responsabilidade Social. Foi executivo de grandes empresas e não encontrou a felicidade e sentido para sua vida trabalhando na iniciativa privada. Por isso e por amor ao irmão, abandonou a vida que todos aplaudiam e idealizou o Instituto Mano Down. "Sou um ser humano em busca de uma sociedade mais justa, humana e inclusiva", afirmou em sua palestra, que teve como tema "Adversidade e diversidade - superando diferenças e deficiências".
Já seu irmão, Eduardo Gontijo, conhecido como Dudu do Cavaco, teve a carreira musical iniciada muito cedo, aprendeu a tocar pandeiro e, aos 12 anos, veio o cavaquinho, seu instrumento preferido atualmente. Hoje faz parte do grupo de samba Trem das Onze e tem sua própria banda, sendo o primeiro músico com down no Brasil a gravar DVD e CD. "Como foi emocionante, como foi divertido, como foi inspirador esse seminário! Conheci a história e o talento do Dudu do Cavaco e seu irmão com uma história que é uma lição de vida!", comentou a diretora da Escola Municipal Professor Nemésio Teixeira dos Santos, Sâmara Resende.
Encerrando o evento, a comunicóloga, mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, doutora em Administração, autora e professora Maria Flávia Bastos, falou sobre sua metodologia de ensino para implantação de agências experimentais de empreendedorismo social para instituições de ensino, tendo como base a FORTUNA – primeira agência experimental de empreendedorismo social em cursos de graduação tecnológica do Brasil. "Busco a essência humana, a valorização das pessoas, entendendo que todo mundo pode aperfeiçoar e potencializar suas capacidades e, claro, empreender, surpreender, (trans)formar-se", disse na palestra "A moderna educação: novos hábitos, velhos valores".
Na ocasião, também foi lançado o novo site da Educação Municipal, que pode ser acessado pelo https://educacao.setelagoas.mg.gov.br/. Nele, é possível conferir informações de todas as escolas municipais de Sete Lagoas, serviços e outras informações. Em breve novas funcionalidades devem ser incorporadas. Assista ao seminário pelo link https://www.youtube.com/watch?v=il1CZY3vvDc