Por Itasat
Os deputados devem votar, nesta quarta-feira (10), o veto do governador Romeu Zema (Novo) a projeto aprovado na casa que trata sobre transporte rodoviário metropolitano por fretamento. É aquele projeto polêmico que inviabiliza a existência de viagens por aplicativo. Entre eles, o Buser, o mais comum dos aplicativos.
O texto do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT) foi aprovado no final de agosto, com 34 votos a favor e 21 contra.
Para derrubar o veto, são necessários 39 votos. A tendência é que os deputados mantenham a decisão do governador Romeu Zema de vetar a iniciativa.
Três sessões, às 10h, 14h e às 18h estão marcadas para discussão e votação do veto.
Ainda nesta quarta-feira, está marcada audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte para discutir o enfrentamento às enchentes em Belo Horizonte. O colegiado recebe gestores públicos e especialistas para debater os investimentos realizados na contenção dos alagamentos, sobretudo nas avenidas Tereza Cristina, Vilarinho e Cristiano Machado.
O deputado Bartô (sem partido) preside essa audiência.
“Há um grande recurso vindo do estado para a capital, R$ 298 milhões do acordo da Vale e há também as reclamações da nossa base de pessoas, que são cidadãs comuns e que sofrem com esse problema ano após ano. Assim sendo, a gente traz essa audiência justamente para poder levantar o tema, discutir mais respeito e ver as inúmeras soluções também que há pro outro lado. Uma questão que nós vamos tratar bastante são sobre o conceito da cidade-esponja, é que diminuir a velocidade da água para que ela não chegue mais rápido nos gargalos e causas de enchentes”, enfatizou.