Por Itasat
A diretoria do Cruzeiro tem mais um problema de ordem financeira a ser resolvido. Dessa vez, o volante Adriano, titular da equipe de Vanderlei Luxemburgo, notificou o clube extrajudicialmente por pendências salarias, não pagamento de direitos trabalhistas, como férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
A informação foi antecipada pelo GE e confirmada pela Rádio Itatiaia, que avançou na apuração.
Adriano não recebe o seu salário de forma integral há cerca de seis meses. Apenas 30% da remuneração do atleta tem sido paga, o que desagrada ao atleta e seu staff. Segundo apurou a Itatiaia, o volante seria um dos poucos jogadores que não teve toda sua situação regularizada com os salários deste ano.
O FGTS de Adriano, segundo cobrança do próprio jogador, não é depositado pelo Cruzeiro desde 2019. E o valor correspondente às férias do ano passado também não foram pagos.
Adriano recebe algo em torno de R$ 100 mil, salário que foi ajustado após o jogador cumprir metas contratuais neste ano.
O jogador precisava completar 30 partidas, jogando ao menos 45 minutos em cada uma dessas, para ativar as cláusulas de bônus salarial. Essa marca foi atingida em abril deste ano, na vitória do Cruzeiro por 1 a 0 em cima do Atlético, no Mineirão, ainda no Campeonato Mineiro.
O termo de ajustamento de salário foi assinado da seguinte forma, segundo apurou a Itatiaia. A cada 10 compromissos jogados – dentro do escopo de 30 jogos – o salário de Adriano seria duplicado, até o teto atual.
A primeira meta de dez partidas foi atingida no jogo contra o Brasil de Pelotas, em dezembro do ano passado, pela Série B. A segunda etapa de mais dez jogos aconteceu em janeiro de 2020, contra o Náutico, na 26ª rodada do Brasileirão da Série B - a edição 2020 da Segunda Divisão terminou neste ano por causa da paralisação do calendário pela Covid-19.
A terceira marca de dez jogos – e que fechou o bloco de 30 partidas – foi obtida em 11 de abril, no clássico contra o arquirrival Atlético, na nona rodada do Mineiro.
Segundo informações passadas à reportagem, Adriano não tem o interesse de rescindir o seu contrato com o Cruzeiro. A notificação de cobrança extrajudicial foi feita ao clube para que todas as pendências com o jogador sejam quitadas o quanto antes.