Por Itasat
O Campeonato Mineiro de 2022 será decidido em final única no dia 3 de abril. A definição pela mudança na grande decisão do Estadual foi tomada na última terça-feira, em reunião do Conselho Técnico da Federação Mineira de Futebol, no Mineirão. E a entidade que regula o futebol em Minas Gerais deseja transformar essa partida decisiva em um megaevento de entretenimento.
De acordo com o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa, a ideia é criar um ambiente festivo na semana da finalíssima do Campeonato Mineiro, pegando modelos bem-sucedidos de outros torneios com finais únicas mundo afora.
"A gente sai bem satisfeito, bem animado com mais um campeonato. A gente fez uma proposta de final em jogo único, primeiro baseado no calendário, muito apertado e com muitas datas no meio de semana. A gente tem uma das datas no Carnaval, que a gente tem problema em Minas Gerais por logística, segurança, de vaga em hotel. Os clubes concordaram com a ideia e, principalmente com o projeto da Federação, de transformar essa final única em um megaevento, assim como é feito na Champions League, na própria Libertadores", revelou Barbosa.
Para não parecer que a ideia é absurda, tendo em vista a grandiosidade dos torneios usados como comparativo, Barbosa explicou o que a organização do Campeonato Mineiro tem em mente.
"A gente quer trazer a ideia da final única para as raízes mineiras e explorar isso como evento comercial, de entretenimento. Fazer uma semana inteira de ativações para fazer uma grande festa, em um grande palco, em uma grande final", explicou.
Para que essa grande festa tenha um palco ideal, o pensamento é que o megaevento até então desenhado aconteça no maior estádio de Minas Gerais: o Mineirão.
"A nossa ideia é essa. É fazer a final única no Mineirão. Claro que se tivermos duas equipes do interior nesta final e for mais interessante par elas fazer (a final) em outra praça, a gente pode pensar. Mas a nossa ideia principal é trazer a final para o Mineirão, que é o palco do futebol mineiro", garantiu.
A reunião e as definições
Por maioria de votos ficou estabelecida a mudança na competição. Dos grandes clubes de Belo Horizonte apenas o Atlético se manifestou oficialmente contrário ao jogo único na final. Cruzeiro e América, como a Itatiaia antecipou, foram favoráveis.
Athletic, Caldense, Patrocinense, Democrata-GV, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia, URT e Villa Nova também votaram a favor da final em jogo único.
Serão 16 datas disponíveis para o Campeonato Mineiro no ano que vem, com duas opções de remanejamento: Carnaval e semana da final. O Estadual terá início em 26 de janeiro, com as duas semifinais em 27 e 30 de março. A competição terminará em 3 de abril.
Como aconteceu neste ano, o árbitro de vídeo será utilizado nas semifinais e no jogo final.