Por Itasat
O Cruzeiro entrará em campo contra o Náutico, na última rodada da Série B do Brasileirão, sem muitas ambições na competição. Isso porque o clube já alcançou o único objetivo que foi possível na temporada: a permanência na segunda divisão para 2022.
No entanto, o confronto contra o time de Recife será a última oportunidade para a Raposa ao menos terminar o campeonato com uma pontuação melhor do que ano passado e, consequentemente, em uma posição mais alta na tabela.
Na última Série B, a primeira disputada pelo Cruzeiro em sua história, o time então comandado por Felipão na reta final terminou o torneio em 11º lugar, com 49 pontos. Foram 14 vitórias, 13 empates, 11 derrotas, 39 gols feitos e 32 sofridos.
É importante lembrar, porém, que a Raposa começou a disputa com um débito de seis pontos, por causa de uma punição da Fifa. Com isso, a Raposa, na verdade, somou 55 pontos ao longo das 38 rodadas, com um aproveitamento de 48,2%.
Em 2021, o Cruzeiro soma até aqui 47 pontos, com 10 vitórias, 17 empates e outras 10 derrotas. Foram 42 gols marcados e 44 sofridos, com um aproveitamento de 42,3%.
Se somar três pontos diante do Náutico, o time celeste alcançará 50 pontos, um a mais que o campeonato da última temporada. Além disso, caso o Cruzeiro vença e Vasco, Vila Nova, Brusque e Sampaio Corrêa não derrotem seus adversários, a Raposa pode terminar o Brasileirão em nono lugar, duas posições acima do 11ª lugar do campeonato anterior.
Mas mesmo que alcance os 50 pontos e atinja 11 vitórias, o time celeste não conseguirá superar a campanha de 2020, quando teve 13 vitórias, mas perdeu seis pontos por punição.
O Cruzeiro agora espera da CBF a definição quanto ao dia e horário do jogo contra o Náutico, para encerrar a participação na Série B desta temporada. O último jogo marcará ainda a despedida do atacante Rafael Sóbis, que decidiu se aposentar dos gramados.