Forte vidros
RR MÍDIA 3
Ótima
Gráfica
Chama!!!
Rodas
Loc moral 3
Giro Luvas
Breno
Sicoob
Quality
Ótica santa luzia
Ramses
Loc moral
Patente
RR 2023 02
Pontual
Optima seguros
Pandemia

Para Opas, situação da pandemia na Europa deve servir de alerta para Américas

Clarissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana de Saúde, afirma que a dinâmica de infecção na Europa tem se refletido nas Américas

25/11/2021 11h10
Por: Redação

Por Itasat

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, afirmou que a situação da pandemia da covid-19 na Europa deve servir como alerta para as Américas, uma vez que "estamos ainda mais vulneráveis". Em coletiva de imprensa, a especialista explicou que a situação europeia tem mostrado o futuro das Américas. "Repetidamente, vimos como a dinâmica de infecção na Europa se reflete aqui várias semanas depois", afirmou.

Etienne pontuou que, nas últimas semanas, diversos países europeus reportaram número recorde de casos de covid-19. No lado Oriental, a cobertura vacinal é relativamente mais baixa. Enquanto no Ocidental, apesar da cobertura vacinal ser substancial, ainda há um número significativo de pessoas não vacinadas. "Em muitos casos, as medidas de saúde pública foram relaxadas, criando o ambiente perfeito para a propagação do vírus," afirma a diretora da Opas.

Na semana passada, as Américas registraram 880 mil casos de covid-19 e mais de 15 mil mortes pela doença, informou a diretora. Com exceção do Brasil, Suriname e Venezuela, os da América do Sul também têm demonstrado aumento no número de casos.

Etienne também reforçou a necessidade da vacinação e dos cuidados nas festas e viagens de fim de ano. Ela relembrou que vários países da América lidaram com um pico de casos no verão passado e precisaram de meses para conseguir controlar o vírus. Apesar disso, a especialista destacou que agora há mais ferramentas disponíveis para proteção da população.